A noite da conferência internacional é um dos momentos mais aguardados do Sociology of Law. Ano após ano, grandes nomes da área têm dividido sua experiência nesse momento e recebido o devido reconhecimento com a entrega do Honoris Causa da Universidade La Salle. Nesta 5ª edição não poderia ser diferente. Hoje (23), o Salão de Atos lotou para ouvir e homenagear o Prof. Dr. Michel Maffesoli.

O currículo de Maffesoli é extenso. Ele somou experiências pelas áreas em que transitou para formar um todo que, conforme ele mesmo afirmou na sua fala, é constantemente revistado e desconstruído.

Por todas as suas atribuições e pelas incontáveis contribuições científicas e sociais feitas a partir do seu trabalho, ele recebeu das mãos do Reitor Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, o Diploma de Doutor Honoris Causa.

“Estamos diante de uma grande figura que realiza seus sonhos, que produz sentido para a sua vida e para vida dos demais, principalmente para as comunidades que educamos. Seu trabalho recupera em nós aquele desejo de podermos viver por uma causa nobre, além de nós mesmos, de nos reconhecer no olhar do outro”, declarou o Reitor.

O Laudatio (discurso de honraria) foi proferido pela Profª Drª Luciana Backes. A sua fala não foi somente emocionada. Nas linhas lidas, compartilhou a sua experiência enquanto estudante e pesquisadora que imergiu nas obras de Maffesoli: “Seu discurso afetuoso e emocional torna porosas as fronteiras territoriais, políticas, sociais e culturais. A universidade comunga com o estar junto, com a emergência, o espírito livre e a criatividade científica”, pontuou.

Bem-viver, eis uma proposta atual

“As universidades, mais do que estruturas de concreto, são os vínculos espirituais que unem os homens de conhecimento. Esse momento me lembra a potência do espirito que ultrapassa a matéria, os mesquinhos medos e todos os conformismos. Hoje celebramos juntos a audácia intelectual. Bem-viver é isso. Bem-viver, eis uma proposta atual”, agradeceu Maffesoli.

A lei depois dos muros

Em Francês, o conferencista compartilhou aprendizados que fazem sentido em qualquer idioma. Trouxe suas construções sobre a pós-modernidade, em especial as interações comunitárias e o poder do imaginário nas sociedades, para desconstruir o que chamou de “simples racionalismo mórbido” das relações diante do contexto de expansão tecnológica:

“A sociedade não é somente contratual. É uma aglomeração social em torno de um propósito. Já passou a era do ‘conhece-te a ti mesmo. Vivemos a era do ‘conheça-te a ti no outro. A lei, por sua vez, não é mais a priori, ela é a posteriori. Ela acompanha os costumes que sociais e por isso é necessário estar atento as mutações culturais. É importante criar a consciência de que a mudança não vem de fora, a ruptura não acontece de fora para dentro, mas do próprio interior”.

O Direito na Sociedade Tecnológica

A Universidade La Salle, por meio de seus programas de Mestrado e de Doutorado, apresenta a quinta edição da Congresso Sociology of Law que acontecerá entre os dias 23 e 25 de maio de 2019. Nesta edição o tema é O Direito na Sociedade tecnológica. A organização é de responsabilidade dos cinco Programas de Pós-praduação da Universidade La Salle em conjunto com a Universidad de La República (Uruguai), com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal), com o Research Committee on Sociology of Law (Working Groups: Social and Legal Systems/Human Rights), com a Cátedra de Direitos Humanos UNESCO Lasalle Costa Rica e com a Rede La Salle de Universidades e com o Ente Interuniversitário Fermano (Itália).

Confira o que rolou

O evento iniciou na quarta-feira (23). Quem fez a abertura do evento e presidiu a primeira mesa que debateu a relação entre poder, linguagem e Direito, foi o jurista e sociólogo do Direito, Prof. Dr. João Pedroso. O poder punitivo e a linguagem da justiça foi o tema da segunda mesa de debates também realizada na manhã de abertura do evento e presidida pela Prof. Dra. Wanda Capeller.

La enseñanza de la historia del derecho en America Latina: esse foi o tema da IV Jornadas Sociedad y Derecho en la agenda de Brasil y Uruguay, que aconteceu na tarde da quarta-feira. O momento contou com a participação da Prof. Dra. Rosario Lezama Fraga da Universidad de la República Uruguay. Clique aqui e saiba mais sobre o primeiro dia do Sociology of Law.

O segundo dia de evento (24), além de contemplar as apresentações dos Grupos de Trabalho e as exposição de pôsteres, contou com uma Petit Conferência. Brindando a todos com sua visão de um mundo em transformação, Maffesoli conduziu um público seleto de pesquisadores e colaboradores da Universidade La Salle em uma viagem pelo início da modernidade e por tudo que podemos esperar depois de seu fim. Ficou curioso? Confira aqui.

O encerramento foi marcado por uma conferência sobre Justiça Restaurativa e Crime Ambiental e pela entrega da premiação dos trabalhos de iniciação científica. Confira o que aconteceu!

1. Confira as imagens do evento aqui