A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o colegiado composto por representantes da comunidade acadêmica que, por meio do processo de Avaliação Institucional, promove melhorias na Instituição em seus mais variados aspectos, compondo diagnósticos institucionais que evidenciem os pontos fortes e as potencialidades, recomendando medidas, alternativas e ações.
A Avaliação Institucional se caracteriza como um processo de indução de qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, utilizando resultados de pesquisas e procedimentos avaliativos internos e externos e considerando os objetivos, as metas e indicadores organizados a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI.
Subsidia a Instituição na definição de diretrizes e procedimentos para a operacionalização dos processos de avaliação interna previstos no SINAES, de abrangência institucional e no âmbito de Cursos, Programas, Projetos e Setores.
Acompanha e participa da execução dos procedimentos de coleta, sistematização e interpretação de dados e informações e de divulgação dos resultados, compreendidos nos processos de avaliação interna.
Compõe diagnósticos que evidenciem os pontos fortes e as potencialidades e que ensejem a conscientização dos pontos críticos, das fragilidades e dos desafios.
Recomendar medidas, alternativas e ações para a superação de pontos críticos e fragilidades diagnosticadas e/ou alterações e revisões do PDI.
Avalia a organização, o funcionamento e o desempenho da Comissão e propõe ajustes e recomendações, necessários ao aperfeiçoamento dos trabalhos.
Apresentar resultados do processo aos dirigentes da Instituição anualmente.
A CPA é integrada por representantes dos alunos, professores, funcionários e representantes da sociedade civil, contando com a participação de representantes de vinculados às ênfases de relevância estratégica para o desenvolvimento da Instituição: Pesquisador institucional; Projetos sociais; Desenvolvimento Institucional; Inteligência Competitiva, Núcleo de Atenção ao Estudante e Assessoria Técnica. Essa composição é constituída anualmente e formalizada por meio de portaria.
Objetivo Geral
Promover um amplo diagnóstico do desempenho institucional que contribua para a análise da eficácia da Instituição como parte integrante de sua gestão, acolhendo as orientações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.
Objetivos específicos
Os processos avaliativos são orientados por pesquisas de percepção ou de satisfação, realizadas com os alunos, professores, funcionários e egressos, em ambiente web ou por meio de instrumentos impressos. Nos casos de aplicação pela web, os acessos aos instrumentos de pesquisa e aos seus resultados estão orientados por procedimentos de conduta ética para garantir a confidencialidade em relação aos respondentes e a transparência institucional na apresentação dos resultados gerais.
Pesquisa | Público |
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Avaliação Docente e Autoavaliação Discente - Graduação (Semestral) | Alunos e Professores |
Avaliação PROAVI (Anual) | Alunos |
Avaliação de Curso - Ciclo ENADE (Anual) | Alunos |
Avaliação Institucional (Anual) | Alunos e Professores |
Avaliação Disciplinas e Cursos/Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (Variável no Ano) | Alunos |
Avaliação Disciplinas e Cursos de Pós-graduação Lato Sensu (Variável no Ano) | Alunos |
Avaliação de Cursos/Eventos de Extensão (Variável no Ano) | Alunos |
Avaliação de Curso e Acompanhamento dos Egressos (Bi-anual) | Graduados nos três anos que antecedem a pesquisa |
Pesquisa de Clima Organizacional (Bi-anual) | Professores, Funcionários e Gestores |
O Programa de Avaliação Institucional da Rede La Salle de Educação Superior - PROAVI, teve início em 2007. Foi concebido, a partir do contexto organizacional das Instituições integrantes da Rede, como um investimento para aperfeiçoar a qualidade da educação e consolidar a Proposta Educativa e o Projeto Pedagógico, fundados na Missão Educativa da Rede.
O Programa foi concebido como uma oportunidade de oferecer subsídios à reflexão crítica das finalidades educativas e à gestão das Instituições. Suas características respondem às políticas e metas estabelecidas pelas Diretrizes da Educação Nacional e estão amparadas pelos objetivos, princípios e indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.
O PROAVI acontece anualmente e tem por objetivo geral constituir uma base de dados e informações decorrentes de processos avaliativos para subsidiar as Instituições que integram a Rede La Salle de Educação Superior no alcance de seus objetivos acadêmicos, na melhoria de suas atuações pedagógicas, na eficiência e eficácia administrativa e nos resultados que promovam a sustentabilidade financeira, como forma de consolidar o acompanhamento regular e sistemático de preservação e aprimoramento da Missão Educativa da Rede.
E-mail: cpa@unilasalle.edu.br
A avaliação é abrangente, permeia toda a Instituição e compreende diferentes resultados de pesquisas, internas e externas, relacionados aos seus objetivos. A avaliação é formativa, possibilita uma tomada de consciência sobre a Missão, a perspectiva de desenvolvimento da Instituição e os compromissos acadêmicos e sociais. A avaliação é construtiva, busca o autoconhecimento das potencialidades e fragilidades e gera bases de decisão. A avaliação é renovadora, reflete a realidade e contribui para a mudança. A avaliação é legítima, conta com a participação dos segmentos da comunidade e busca a aceitação das ações decorrentes de seus resultados.
Resultados de processos avaliativos requerem decisões e geram subsídios para planejamento de ações de modo a orientar eventual necessidade de revisão ou atualização do Plano de Desenvolvimento da Instituição. A integração da Avaliação da Instituição com o Plano de Desenvolvimento Institucional é necessário e está previsto no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. A perspectiva do processo avaliativo é a de observar a consecução do projeto de desenvolvimento que a Instituição estabeleceu para seu futuro, produzindo elementos para o aperfeiçoamento de seus produtos e serviços e para acompanhar as metas estabelecidas. Sendo base do sistema decisório, os ciclos avaliativos devem sistematicamente produzir diagnósticos da realidade e apresentar resultados comprobatórios das decisões assumidas no ciclo anterior, revelando efeitos das iniciativas implantadas e identificando causas presumidas para resultados não desejados. A avaliação, articulada ao processo de planejamento, induz a revisão dos objetivos institucionais e se configura como processo indispensável para o acompanhamento do PDI e para a revisão e/ou elaboração de planos de ação.
O Projeto de Avaliação Institucional é revisado a cada edição do PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI, considerando as POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E DE PLANEJAMENTO:
1) Avaliação sistemática como parte do processo de gestão da Instituição, gerando subsídios para o planejamento e possibilitando a análise crítica do desempenho institucional.
2) Apropriação dos resultados do processo avaliativo anual no planejamento do ano subsequente.
3) Valorização da autoavaliação como processo de conhecimento da Instituição e de cada um de seus Cursos, de interpretação e identificação de oportunidades de melhorias.
4) Compromisso com a implantação de ações que respondam às sugestões de melhorias propostas a partir dos resultados avaliativos internos e externos. O Projeto de Avaliação Institucional da Universidade La Salle é estruturado em três amplos componentes: a descrição dos procedimentos metodológicos; o detalhamento das pesquisas aplicadas; o desdobramento das estrutura de análise de resultados dos diferentes procedimentos avaliativos. A estrutura de análise está organizada em 5 EIXOS, contemplando as 10 DIMENSÕES do SINAES. Desta forma, tem-se:
EIXO 1 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: considera a Dimensão 8 do SINAES [Planejamento e Autoavaliação]. Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo em relação ao Plano de Desenvolvimento Institucional.
EIXO 2 - DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL: contempla a Dimensão 1 [Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional] e a Dimensão 3 [Responsabilidade Social da Instituição].
EIXO 3 - POLÍTICAS ACADÊMICAS: abrange a Dimensão 2 [Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão], a Dimensão 4 [Comunicação com a Sociedade] e a Dimensão 9 [Políticas de Atendimento aos Discentes].
EIXO 4 - POLÍTICAS DE GESTÃO: compreende a Dimensão 5 [Políticas de Pessoal], a Dimensão 6 [Organização e Gestão da Instituição] e a Dimensão 10 [Sustentabilidade Financeira].
EIXO 5 - INFRAESTRUTURA: corresponde à dimensão 7 do SINAES [Infraestrutura Física].
METODOLOGIAS: estratégias orientadoras dos procedimentos autoavaliativos da Instituição e dos Cursos, com definição de responsáveis e envolvidos em cada etapa ou subprocesso de cada processo
PROCEDIMENTOS ENVOLVENDO AS PESQUISAS/COLETAS SISTEMÁTICAS: estabelecimentos dos objetivos de cada pesquisa; definição do público-alvo e da estrutura de análise; estabelecimento da periodicidade e do cronograma de aplicação, de divulgação dos resultados; definição dos procedimentos de sensibilização dos públicos impactados pela pesquisa; previsão da forma e do prazo de divulgação das ações decorrentes dos resultados das pesquisas.
DESDOBRAMENTO DAS ÊNFASES/ABORDAGENS DOS PROCESSOS AVALIATIVOS EM TRÊS PERSPECTIVAS: 1] TEMÁTICAS/EIXOS [amplas abordagens definidas para a análise institucional interna] partem da concepção de Instituição que a Universidade La Salle deseja para si na abrangência do PDI. 2] DIMENSÕES/CATEGORIAS DE ANÁLISE [compõem o primeiro nível de detalhamento de cada um dos EIXOS OU TEMÁTICAS]: representam os focos de análise essenciais para avaliar o EIXO, considerando os atributos e variáveis relacionados aos seus descritores e indicadores. 3] VARIÁVEIS/INDICADORES [indicativos da qualidade das evidências apontadas na análise das DIMENSÕES que compõem cada EIXO] podendo ter característica de aferição ou medição [quantitativos] ou de análise qualitativa [qualitativos]; a natureza quantitativa está associada a séries históricas passíveis de análise evolutiva dos resultados; a natureza qualitativa considera a relevância atribuída pelos aos fatos e dados evidenciados como contribuições complementares aos aspectos pertinentes ao contexto do indicador.
O Projeto de Avaliação Institucional da Universidade La Salle consolida as práticas apontadas pelo SINAES e atende as prescrições apresentadas nas NOTAS TÉCNICAS Nº 14/2014, Nº 62/2014; Nº 65/2014 e Nº025/2015, da DAES/INEP - MEC.