O Conselho Estratégico da La Salle Business School - a Escola de Negócios da Unilasalle - que congrega mais de 20 entidades, reuniu-se na última sexta-feira (10/09) para fazer balanço dos avanços e estabelecer metas quanto à “Diversidade e práticas inclusivas nas organizações”, que foi o tema do encontro. Um dos passos, certamente, foi o MBA de mesmo nome, o primeiro do Brasil voltado para o tema, o que revela um objetivo formativo da Unilasalle, muito mais do que um encontro alusivo e periódico: “A sociedade não suporta mais divisão. Somos diferentes. Não precisamos alienar nossa identidade e assumir o papel do outro, precisamos estabelecer diálogo, construir pontes, e esse é um compromisso institucional”, apontou o Pró-Reitor da Instituição, Prof.Dr. Cledes Casagrande, fsc, na abertura da reunião, destacando a posição da Unilasalle com um espaço de proposição.

Junto ao MBA pioneiro, projetos como Mulheres que Mudam o Mundo, Universidade do Sentido e Universidade La Salle Inclui foram apontados como programas institucionais de fomento à equidade, base para uma sociedade efetivamente diversa. Também foram ressaltadas as ações de inclusão de imigrantes no seio social, com acesso a trabalho, educação e renda.

Diversidade é termo em alta, mas significa um processo profundo e gradativo

Além da alusão a programas da Universidade e da Rede La Salle que propõem dinâmicas alinhadas aos desafios impostos na busca por uma sociedade inclusiva para todos, a reunião também teve como proposta provocar o olhar dos conselheiros para além do modismo do termo, que tende distanciá-lo do real sentido: “Me preocupa quando falamos apenas de diversidade nas organizações com uma perspectiva muito otimista, sem atentar para as desigualdades que podem estar escondidas neste discurso da diferença.”, pontuou a Profª Dra. Tatiana Vargas-Maia, coordenadora do Comitê da Unilasalle para o Pacto Universitário pela promoção do respeito à diversidade, da cultura da paz, e dos direitos humanos, e representante da Instituição no Comitê Gaúcho do Movimento #HeForShe (#ElesPorElas), da ONU Mulheres.

Para a docente, é preciso aprofundar o debate sobre os mecanismos sociais que produzem uma sociedade que não é acolhedora para a maioria, bem como enxergar a diversidade como compromisso ético e não apenas sob a ótica mercadológica do aumento de produtividade: “Uma sociedade horizontal precisa ser fundamentada na diversidade e nos direitos humanos e a gente não vai conseguir fazer isso se as nossas organizações não aceitam esse desafio e não se colocam nesse processo de alterar as suas práticas a partir desses pressupostos.”, complementou, ressaltando que as corporações são reproduções da sociedade - e, portanto, as mudanças culturais são complexas. Também conselheiro da La Salle Business School, o líder do Pride Connection e de diversidade e inclusão da SAP, empresa alemã de softwares, Filipe Roloff apontou que o tema provoca um mea-culpa das organizações, expondo a repetição de padrões que reforçam desigualdades, e que a maneira com as instituições lida com esta percepção é um fator que tem se mostrado determinante. Hoje, não basta mais ter bons produtos e serviços: é preciso ter engajamento social: “Ao aumentar o percentual de populações subrepresentadas, as empresas têm se dado conta de que ser uma instituição radicalmente inclusiva é entender que a narrativa que criou os seus processos, valores, missão e cultura é de base excludente.”

As provocações constituem as metas e diretrizes da La Salle Business School para os próximos semestres, com objetivo formar profissionais não apenas competentes tecnicamente, mas, sobretudo, comprometidos em ajudar a tornar cada espaço em um modelo de uma sociedade mais humana, justa e inclusiva, movimentando estruturas de dentro para fora: “Por meio da união e da cooperação e com vistas ao desenvolvimento de toda a sociedade, seguimos fortalecidos, com passos mais seguros e confiantes: estamos deixando nosso legado”, apontou o Diretor de Extensão e Pós-graduação Lato Sensu e da La Salle Business School, Márcio Michel.

1. Conheça o MBA em Diversidade
  2. Saiba mais sobre a La Salle Business School

Em comemoração aos dez anos da La Salle Business School, foi lançada a série Papo Business: bate-papos sobre gestão e negócios com empreendedores de diversos ramos. Todos os episódios estão disponíveis, na íntegra, no nosso Youtube.

1. Assista aqui