O “EduEmprèn Brasil Edição Online 2020– observar, propor e transformar” foi lançado nesta quarta-feira (02/09), pelo canal do Youtube da Rede La Salle. Idealizado na Universidade La Salle Ramon llull, em Barcelona, Espanha, o projeto tem como objetivo desenvolver o empreendedorismo social junto aos alunos da educação básica.

No Brasil, é aplicado nas escolas da Rede La Salle, desde 2018, contando com a expertise de profissionais da universidade e capacitação com representantes do La Salle Technovade Barcelona. “Formar a capacidade de empreender é necessário para vida toda. O EduEmprèn parte de situações concretas que envolvem um olhar de empatia, um olhar de acolhida para com as dificuldades da nossa sociedade. Ter esse olhar de empatia é fundamental e um dos pilares da pedagogia lassalista”, afirmou o Vice-reitor, Prof. Dr. Irmão Cledes Casagrande.

O lançamento desta Edição do EduEmprèn contou com a participação de dois grandes nomes: o Prof. Dr. Josep Miquel Piqué é Engenheiro de Telecomunicações pela La Salle/UPC, referência no desenvolvimento da Economia e da Sociedade do Conhecimento, é considerado uma referência mundial no desenvolvimento de TI e inovação, em Barcelona. E o Prof. Ms. Josep Maria Ribes, Engenheiro Técnico de Telecomunicações, Diretor de Sistemas de Gestão e Informação - CEO da Faculdade La Salle de Engenharia e Arquitetura da Universidade Ramon Lull,que possui vasta experiência em finanças e controladoria e leciona em La Salle, Barcelona a mais de 15 anos em disciplinas da área de tecnologia e gestão.

Os vencedores desta edição serão conhecidos  no dia 2 de dezembro, a premiação prevê uma viagem e participação em eventos de inovação. Participantes Nesta edição participam 105 alunos do ensino médio de seis colégios da Rede La Salle: La Salle Canoas, de Canoas; La Salle Santo Antônio e La Salle São João, ambos de Porto Alegre RS; La Salle Xanxerê, de Xanxerê SC e La Salle Abel, do Rio de Janeiro RJ. Que já no primeiro dia, tiveram que apresentar os seus projetos em um pitch, ao vivo.

De acordo com o Prof. Silvio Denicol Junior, Coordenador do Curso de Administração da Unilasalle e do projeto Eduemprèn Brasil Edição Online 2020, o Empreendedorismo Social pode ser a resposta para a solução de muitos problemas. “O EduEmprèn estimula o espírito do empreendedor social e reforça, com ações, os valores que identificam a obra da Educação Lassalista e busca potencializar os verdadeiros agentes da transformação social, que são os jovens”, afirma Denicol.

Como funciona

Na prática, os alunos elaboram trabalhos inovadores, que são pensados a partir de problemas de suas comunidades, para solucionar as demandas. As produções são inscritas no concurso com várias etapas com a definição de um equipe campeã. Na edição anterior, os alunos da equipe Starthunder do Colégio La Salle Canoas, venceram com o projeto “Aquacup”, uma garrafa capaz de limpar a água da chuva, poços e rios, a partir do tratamento por meio de membrana, carvão ativado e cloro.

Confira a abertura do EduÈmpren 2020

Saiba mais no site do evento

1. Acesse o site