Menu

O Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas lança neste mês de março a sexta edição do Boletim Especial Mulheres no Mercado de Trabalho. A pesquisa traz dados e análises sobre o movimento do trabalho feminino no Brasil, no Rio Grande do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre e no município de Canoas, e tem como objetivo ser um documento de apoio para promover a ampliação e atualização do debate sobre a mulher no mercado de trabalho.

O material é elaborado a partir dos dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). As informações dizem respeito aos anos de 2012, 2020 e 2021, sendo este o último dado divulgado. Como recorte metodológico selecionou-se quatro regiões geográficas (Brasil, Rio Grande do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, e o município de Canoas).

Segundo o Coordenador do Observatório Unilasalle, Prof. Dr. Moisés Waismann, as mulheres foram beneficiadas nos últimos anos em relação a quantidade de postos de trabalho, porém quanto a equidade de salário e condições amplas temos muito o que avançar. “É possível perceber que ocorreu uma queda na quantidade de postos de trabalho no mercado formal, de 2012 para 2020. E quando isso ocorre as mulheres são menos prejudicadas. Em 2021, ocorre uma recuperação, sobre 2020, e as mulheres são “mais” beneficiadas, crescem mais que o total. Também se observa que aumenta o perfil de escolarização feminina, onde ocorre um crescimento das vagas com ensino médio e superior. Em setores como, por exemplo, a Administração Pública as mulheres ocupam mais de 60% das vagas com ensino superior. Isso ocorre de forma similar em todas as regiões estudadas”, detalhou.

  1. Confira o estudo completo

Moisés finaliza explicando qual objetivo da pesquisa: “Espera-se com material visualizar o papel das mulheres no mercado de trabalho formal no sentido de problematizar a contribuição da força de trabalho feminina, assim como se colocar em diálogo com gestor público, o setor produtivo (empresários e trabalhadores), com a sociedade organizada e a comunidade acadêmica. A expectativa é encontrar leitores atentos, ao mesmo tempo, em que se possa contribuir para o aumento do bem estar de toda a comunidade”.

Entre em Contato