Nesta terça-feira (31), a Universidade La Salle realizou a entrega de materiais de higiene, limpeza e de proteção individual aos profissionais da saúde de hospitais de Canoas e Porto Alegre. Receberam a doação a Secretaria Municipal de Saúde de Canoas que destinará à rede municipal de saúde, pelo Hospital Nossa Senhora das Graças também de Canoas, a Rede de Saúde Divina Providência e Santa Casa, ambas de Porto Alegre.

No total 1.640 itens, divididos entre luvas de procedimento, água sanitária e sabonete líquido foram entregues. Tendo a solidariedade com um legado do nosso fundador São João Batista de La Salle, a instituição não mede esforços para que todos estejam seguros, especialmente, os profissionais da área da saúde que estão na linha de frente no enfrentamento ao vírus. "Neste momento de pandemia do Coronavírus, as doações são muito importantes e bem vindas, pois nos auxiliam a manter, cada vez mais, a segurança nos nossos processos assistenciais”, destaca a gerente de Captação de Recursos da Santa Casa, Rosana Peres.

De acordo com a secretária adjunta de saúde de Canoas, Fernanda Fernandes, a Secretaria de Saúde recebe com grande satisfação esses materiais e agradece a Unilasalle pela preocupação e ação, mediante a pandemia. “Num momento tão delicado e tantas necessidades, o gesto da universidade vem trazer mais tranquilidade para seguirmos prestando o atendimento à população. Sabemos que estes materiais estão em falta no mercado e essa doação vai fazer muita diferença. Quero deixar registrado um agradecimento público a todos que se empenharam nessa ação”, ressalta a secretária.

Apoio fundamental

Os insumos de higiene foram adquiridos através de uma parceria da Unilasalle com seus fornecedores. Representantes dos setores da hotelaria, higienização e manutenção também foram até a Universidade receber a doação. “Em momentos como este é que os setores público e privado devem atuar juntos em prol de melhores serviços para a nossa população, mas sempre que possível, fazendo deste ato uma constante e um conceito de gestão”, afirma o administrador hospitalar Ricardo Pigatto.

De acordo com o diretor de propósito e desenvolvimento da Rede de Saúde Divina Providência, Mario Abílio Jaeger Neto, explica que a Rede tem cinco hospitais distribuídos no Estado - Porto Alegre e Vale do Taquari e sabe o quanto é necessário esse tipo de doação, visto que insumos desta natureza vão ficando escassos no mercado. “Neste momento crítico que estamos passando, onde há muitas incertezas referentes ao ambiente hospitalar, como a falta de insumos, por exemplo, o fundamental apoio, solidariedade e compaixão da Universidade La Salle, vem como luz e esperança, para que continuemos, com força e coragem, praticando o cuidado amoroso à vida. La Salle viu, sentiu compaixão e cuidou! Agradeço vivamente”, finaliza o diretor.