Todo lugar é lugar para o profissional de TI.  E para "A" profissional de TI também. A terceira noite do XI Telecomptec (29) foi tomada pela fala feminina. O assunto era carreiras em TI e as experiências compartilhadas foram de mulheres que construíram trajetórias de sucesso na área.

A mesa foi formada por egressas, professoras e ex-professoras da instituição. Em comum elas têm a ciência da comunicação. Já os seus caminhos, por mais que tiveram inícios parecidos, tomaram rumos bem diferentes. De acordo com elas, isso só mostra o quanto a tecnologia da informação é diversa e pode, sim, ser estudada, ensinada e praticada por mulheres.

A computação aplicada é justamente o que core pelas veias de Alessandra Dhamer. Para chegar até esse entendimento, ela passou por vários campos de pesquisa ligados à computação. Já lecionou e coordenou cursos e áreas em diferentes universidades, foi avaliadora de qualidade de graduação e está sempre em movimento. “Sou professora, gestora e uma eterna curiosa. A curiosidade é que me move, porque me impulsiona a participar de inúmeros projetos, cursos e eventos de atualização. Gosto de ver a computação acontecer em todos os espaços e participar disso”, afirmou.

Testar softwares, analisar a sua qualidade e funcionalidade parece fácil? A tarefa reserva os seus desafios, mas para Letícia Santos eles somente a tornam mais resiliente e determinada. “Não testo os softwares para apontar os seus problemas. Faço os testes para mapear os erros que existem para tentar minimizar os seus problemas e entregar produtos de maior qualidade”, pontuou.

A outra Letícia e a carreira na maternidade de Raquel

A noite contou com mais uma Letícia, também egressa da Universidade La Salle. A Letícia Tôrres se viu dividida entre as possibilidades da Ciência da Computação: ora criatividade, ora as informações complexas do suporte técnico. O que ela fez? Uniu o útil ao agradável.

“Cargo é diferente da carreira. A função que você desempenha hoje não define a profissional que você está construindo, mas é uma parte importante. Passei por agência digital, suporte e hoje trabalho com inteligência artificial. Fiquem atentos às competências que você desenvolve durante a sua jornada e faça o jogo acontecer a partir delas”, recomendou.

Raquel Zottis tem uma carreira sólida na TI. Hoje ela é Analista Sênior de Segurança da Informação na Multinacional Dell EMC. Ela concilia esse cargo de grande responsabilidade a outro que desempenha com grande excelência: a maternidade.

As duas jornadas iniciaram quase paralelamente. Raquel iniciou a graduação quando estava grávida da sua filha, em 1999. A formatura, por uma série de escolhas profissionais e familiares, aconteceu em 2013. Para ela, isso não foi nada negativo.

“Minha formação acabou se estendendo, mas não me arrependo de nenhuma das minhas escolhas. Tive a oportunidade de ousar, de experimentar novos cargos dentro da TI, de largar empregos formais para ampliar meus horizontes. Entendi-me enquanto profissional, minhas habilidades e o que realmente gosto de fazer. É possível fazer tudo isso e se sair muito bem”, completou.

Confira mais fotos no nosso álbum no Flickr!

Responsabilidade social

O Telecomptec é o maior evento da Área de Inovação e Tecnologia da Universidade La Salle também é o mais tradicional. O tema dessa edição é Responsabilidade Social, norteando a programação que segue até sexta-feira (31). O evento que é promovido pela Área por meio do Diretório Acadêmico da Computação (DACOMP). É aberto para acadêmicos dos demais cursos e público externo. Veja aqui como foi a noite de abertura do evento.

1. Programação