Na segunda e terça-feira (27 e 28/08), o Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) reuniu mais de 200 pessoas para o 3º Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento. A partir do tema “A sociedade como um espaço de envelhecimento e inclusão social”, uma intensa programação de palestras, salas temáticas, painel e apresentações artísticas preparadas pelos grupos do Programa Sesc Maturidade Ativa foi oferecida ao público. Entre as atividades, destaca-se a presença do doutor Augusto Niche, representante da Universidade LaSalle/RS. Nesta terça-feira, o pesquisador ministrou a palestra “Espaços de Conexão: o Tempo da Cultura Digital”.

A partir da relação com seu filho, Niche pensa as novas dimensões de experiência do tempo a partir das tecnologias digitais. Sobre o senso comum de que o tempo está passando rápido, o pesquisador propõe uma reflexão sobre a robotização da experiência humana e, assim, a inevitável sensação do tempo se escorrer entre os dedos. Para o pesquisador, a principal questão da pós-modernidade são os feitos que nos tornam especiais e grandes diante da memória das pessoas. "O que fez?, como fez?, por que fez?, por que não fez? Questões importantes demais para o mundo contemporâneo. Se não revisitarmos o que aprendemos, é possível que vivamos uma vida linear e sem sentido", pondera Niche.

O objetivo, segundo o pesquisador, é mais que refletir, mas sim "reflexionar" - conceito que indica um exercício contínuo de reflexão. Precisamos abandonar hábitos que, muitas vezes, são mutiladores. Diante de recursos que cuidam de tantas situações cotidianas, desaprendemos a dar atenção a existência. Devemos buscar oportunidades que remetam a elementos centrais que a internet proporcionou: amigabilidade e usabilidade. Nossa responsabilidade é dar sentido às nossas vidas.

Durante a terça-feira, outras atrações marcaram a programação. A principal delas foi a palestra do pesquisador Frank Oswald, da Universidade de Frankfurt (Alemanha), sobre Gerontologia Ambiental. Assim como se destaca presença da doutora Bibiana Graeff (EACH/USP), que ministrou a palestra "Desafios dos Bairros Amigos da Pessoa Idosa". O Seminário é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com o Centro de Estudos Europeus e Alemães (UFRGS/PUCRS) e apoio do Conselho Estadual da Pessoa Idosa do RS, Sistema Fecomércio-RS/Senac e Prefeitura Municipal de Canoas, e recursos do FUNEPI (Fundo Estadual da Pessoa Idosa).

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é o de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 21 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.

Fonte: Usina de Notícias - Sesc/RS