Surgido em 1992, o curso de pós-graduação de Psicopedagogia da Universidade La Salle completa 29 anos em 2021. Inicialmente chamado Psicopedagogia Clínica, em 2020 o curso passou a se chamar Psicopedagogia: Abordagem Clínica e Institucional e está na 34ª edição. “O Psicopedagogo é o profissional que trabalha com a aprendizagem e a dificuldade de aprendizagem. Atuando tanto na perspectiva de tratamento da dificuldade, quanto numa perspectiva preventiva para que não ocorram problemas”, explica a Coordenadora do Curso, Prof.ª Dr.ª Moana Meinhardt. O curso já formou mais de 700 profissionais na pós-graduação.

A pandemia e a suspensão das aulas presenciais afetou as escolas, alunos e professores. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em julho de 2020, cerca de 8 milhões de estudantes de 6 a 17 anos não tiveram acesso a atividades de ensino remoto, o que equivale a 24% do total de alunos matriculados em escolas da rede pública e privada. “Com certeza, esse contexto impactou a aprendizagem para alguns mais, outros menos. Isso exige do profissional da psicopedagogia, assim como de outros profissionais, levar em consideração essa nova realidade, a presença maior da tecnologia e a falta de interação física na aprendizagem”, explica Moana.

curso possui como diferenciais a carga horária de 600 horas, contando com dois estágios, um na área clínica e outro na área institucional. “Essa é uma área interdisciplinar que se utiliza de conhecimentos da linguística, neurologia e da pedagogia para entender os fenômenos da aprendizagem. É um curso profissionalizante em que o aluno sai habilitado para atendimentos”, completa Moana. Em 2019, o curso começou a ser ofertado também na modalidade à distância.

Formados pelo curso elogiam currículo

A Psicopedagoga Yasmini Sperafico concluiu o curso em 2013 e, hoje, atua com atendimentos em sua clínica, além de ministrar aulas e formações na área. “Eu buscava uma formação clínica e na época pesquisei muito os cursos disponíveis. Gostei porque o da La Salle tinha uma diversificação maior na abordagem teórica dos professores e isso enriquece muito. Hoje sou professora e digo aos meus alunos que essa variedade agrega muito ao nosso conhecimento”, avalia.

1. Informações e inscrições