Existe cenário melhor para uma formatura do que uma instituição de ensino superior? Todos os semestres a Universidade La Salle confere o grau a centenas de estudantes que participaram ativamente das aulas, entregaram os trabalhos e desenvolveram as capacidades necessárias para conquistar o diploma. Neste semestre não é diferente, mas mais uma vez muito especial: Universidade La Salle Inclui forma mais uma turma de estudantes haitianos.

O programa oferece aulas do idioma Português aos imigrantes do Haiti que moram na Região Metropolitana. Ele é promovido pelo Centro Internacional e de Hospitalidade da Universidade e conta com voluntárias e estagiárias dos cursos de Pedagogia e Relações.

Os alunos haitianos cursaram os níveis básico e intermediário no projeto promovido pela Igreja Batista. No início de 2018 eles iniciaram a trajetória de aprendizado no nível avançado na La Salle, que continuou no segundo semestre.

“Nesta segunda etapa do nível avançado trabalhamos os gêneros textuais. Aprenderam e desenvolveram as técnicas de escrita de e-mail, receitas, letras de música e currículos. Também participaram de oficinas e aulas práticas nos laboratórios de informática”, explicou Cátia Rosane Würth, professora titular do projeto.

Cátia é egressa do curso de Letras da Universidade e acompanha a turma desde o início do ano. Ela ressalta a evolução que tiveram ao longo das aulas, especialmente na comunicação oral. “Avançaram muito na fala, estão se comunicando muito mais facilmente. Conseguem expressar suas dúvidas e também seus conhecimentos. Isso é ótimo para conquistarem mais espaços na sociedade”, declarou.

“Essas aulas trazem experiências novas para nós. Cheguei com muitas dúvidas e ainda tenho, mas vou aprendendo muito cada dia mais nos nossos encontros, oficinas e atividades. Sou muito feliz por evoluir e crescer tanto com meus colegas e professoras” - Sylvince Jules, aluno concluinte do módulo.

O momento de encerramento também contou com a presença e a fala do reitor Prof. Dr. Paulo Fossatti, que reforçou o comprometimento da Instituição com a acolhida, empoderamento e formação dos alunos imigrantes. Também do Assessor de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da La Salle, Prof. Dr. José Alberto Miranda, que confirmou o terceiro módulo do nível avançado e a possibilidade de uma nova turma de iniciantes para março de 2019.