A Universidade La Salle recebe no próximo domingo, 02/12, às 20h, o Concerto Encantado de Natal, com o Os Pequenos Cantores de Canoas. O grupo de arte, família e cidadania, ex-Pequenos Cantores do La Salle, propõe a nova temporada de verão, um dos maiores Concertos Encantados dos últimos tempos no Município.

Em junho, o Coral que completou 50 anos, lotou o SESC - Canoas por três dias e chamou atenção do Rio Grande do Sul com seu retorno aos palcos. Os ingressos estão à venda na Ótica Canoas,  pelo site www.pequenoscantores.com.br e pelo whats app: 991891602.

Nova temporada

O espetáculo reunirá, além do coral, acrobatas, bailarinos profissionais, atores da cidade e versará sobre o reencontro de Canoenses que estão espalhados pelo mundo e que irão marcar o roteiro dramático da nova temporada do Grupo.

O roteiro   do espetáculo consiste no reencontro dos ex-integrantes, proposto pela personagem principal - a Canoense Stefany - que por meio das redes sociais, convoca 5 conterrâneos os quais aceitam o desafio para revisitar Canoas e passar o Natal em “Casa”.

A personagem é interpretada pela atriz Júlia Brum Estran, profissional formada pela Casa das Artes de Porto Alegre, moradora do Bairro Mathias Velho e estudante do curso de História da La Salle. Outro núcleo importante do espetáculo são os acrobatas e bailarinos, oriundos dos grupos da cidade. Também merecem destaque as artistas profissionais Cecilia Amaral, Patrícia Dietrich e Larissa Santana, bailarinas e ginastas famosas por estrelarem musicais como Natal Luz na Serra Gaúcha. Elas aceitaram interpretar parte dos personagens místicos no Natal dos coristas Canoenses.

O cenário é diferenciado e tudo começa na França, que será o ponto inicial do Cortejo no Castelinho Encantado do La Salle, o Túnel Verde com seus Seres da Natureza, até a grande convenção Digital Mundial, nos prédios Históricos da Universidade. O público percorre, em forma de procissão, todo o percurso, participando da obra, cantando hits natalinos como Noite Feliz e Jingle Bells. A produção musical novamente está assinada pelo gaiteiro e produtor musical Jacson Moraes, co-direção do Cineasta Gilson Filho e coreografias, roteiro e direção geral do coreógrafo Rubiélson Medeiros – responsável técnico pela invenção cultural.

Um projeto de Inclusão, Educação e Arte

O show terá tradução em libras em diversos momentos, com a participação de artistas com deficiência, oriundos da Pestalozzi e de outras organizações sociais. As oficinas e ensaios ocorrem todos os sábados na Associação Pestalozzi e é aberta à comunidade, com preços populares. Neste projeto são oferecidas aulas de dança (Ballet e coreografias) e aulas de canto. A Universidade La Salle firmou uma parceria estratégica, possibilitando que o evento cidadão acontecesse de forma segura, com infraestrutura adequada e dentro do espaço social, onde tudo começou há 50 anos. Uma verdadeira integração cultural e de cidadania entre pessoas e instituições, que possibilitaram a continuidade do projeto para o segundo semestre.

Sobre a Trajetória dos Pequenos Cantores de Canoas

Em 1968, foi fundado o grupo coral da Escola Normal La Salle, com o título de Pinguins da Escola Normal La Salle. Até então o Centro Educacional La Salle era dividido em dois segmentos: Colégio São José e a Escola Normal La Salle. Com a união dos corais da Escola e do Colégio, Pequenos Cantores do Colégio São José, em 1973, tem-se a nova denominação do conjunto que passa a se chamar Pequenos Cantores do La Salle.

Em 1998, mudou o nome para Show Musical La Salle, a fim de contar com cantores que já tinham ultrapassado a idade limite de 21 anos. Finalmente, em 2005, mudou o nome para Musical Unilasalle e passou a ser constituído por acadêmicos, professores, colaboradores e comunidade do município e região.

Ao longo dessas décadas, foram realizadas apresentações em palcos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, México, Estados Unidos, Portugal e Espanha, com um repertório que mesclava MPB, Pop Internacional e o melhor da música gaúcha. Na sua trajetória, o grupo musical apresentou-se para o Presidentes da Argentina – Carlos Menen, o Papa João Paulo II, a apresentadora Xuxa Meneguel e, inclusive, o Tenor Pavaroti.

Em 2018, por meio de um projeto de Mestrado profissional em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, o coreógrafo Rubielson Medeiros foi o responsável por toda mobilização, orientado pela Doutora Cleusa Graebin. Os ex-integrantes se reencontraram e buscaram a reconstituição do grupo.  Em junho ocorreu o Cinquentenário do Pequenos Cantores do La Salle e as atividades foram retomadas por meio de ações com voluntários e ex-integrantes dos anos de 1968 até os tempos de hoje. O Grupo atualmente responde como Pequenos Cantores de Canoas, é formado por 41 integrantes com idades entre 06 e 62 anos. Tem como missão, manter viva a Memória dos Pequenos Cantores do La Salle, e seu principal objetivo é SER reconhecido e considerado um Patrimônio Histórico imaterial de Canoas.