Dissertar é argumentar, estabelecer relações lógicas e defender uma ideia. É isso que os alunos que farão a prova do Enade no dia 25/11 terão que fazer ao responderem algumas das questões do teste. E para preparar esse pessoal, a Prof. Lúcia Regina Lucas da Rosa, coordenadora do curso de Letras, ministrou uma oficina na noite desta quarta-feira, dia 31/10, intitulada “Escrita sem medo” que a partir da exemplificação mostrou para os alunos que o processo da escrita não é tão complicado. Confira algumas das dicas:

1. O texto dissertativo se caracteriza pela predominância de verbos no tempo presente do indicativo. Ou seja, indicando a ocorrendo da ação no exato momento em que se narra. Indica também uma ação habitual de um sujeito;

2. Ele obedece a uma ordem lógica argumentativa;

3. Possui pouca adjetivação;

4. Deve retomar seus elementos conceituais mas não limitando-se a essa repetição;

5. Deve obedecer a não-contradição de ideias tanto no âmbito interno quanto no âmbito das relações do texto com o mundo a que se propõe a analisar.

Prova deste ano acontecerá dia 25 de novembro

Este ano a prova será aplicada no dia 25/11. Na Universidade La Salle farão a prova mais de 400 alunos concluintes dos cursos: Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Recursos Humanos, Turismo, Direito, Relações Internacionais, Design Gráfico, Psicologia e Teologia.

A prova terá dez questões do componente de formação geral (comum a todos os estudantes), sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha; e 30 questões nos componentes específicos de cada área, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.

Mais informações podem ser obtidas na página do Enade.