Quem nunca sonhou com o que será no futuro? Nessa quarta-feira (28), o Salão de Atos da Universidade La Salle lotou de pessoas ansiosas pelo futuro – e curiosas pelas oportunidades que ele lhes reserva. Aconteceu a Palestra “O futuro vai ser assim”, ministrada por Arthur Gubert, comunicador da RBS. O evento foi promovido pela La Salle Business School e também contou com a fala de Patrícia Silva, egressa do curso de Gestão em Recursos Humanos, sobre o uso eficiente do LinkedIn.

“O futuro é assusta. Há muito tempo as pessoas criam filmes de ficção científica imaginando os piores cenários de dominação tecnológica. Fato é que o futuro é feito de gente, suas ideias e humanização dos relacionamentos”, ponderou Arthur logo no início de sua fala.

Ele elencou inúmeros desafios que pessoas e negócios terão pela frente e as principais tendências do mundo da inovação e tecnologia. Confira:

1. Indignação manipulada
Indignação também gera engajamento. Por consequência ibope e seguidores. Marcas têm manifestado suas opiniões polêmicas e arrecadado pessoas a favor ou contra. O que importa, no final das contas, é tornar a sua imagem conhecida.

Dica do palestrante: “quando você se deparar com algo muito bom ou muito ruim, fiquem atentos pois pode ser mentira”.

2. Ungendered
As mudanças nas questões de gênero estão aí e cada vez mais as pessoas celebram a sua individualidade. O mundo da diversidade é tendência cultural, econômica e, claro, humana.

3. Modo humano
Nada mais é do que o retorno das relações humanas. Os serviços mais humanizados e menos mecanizados, até mesmo a tecnologia favorecendo essas conexões ganham cada vez mais espaço.

4. Aprendizado na velocidade da luz
As pessoas estão querendo aprender tudo e muito rápido. O conhecimento já está ao acesso de qualquer pessoa na rede.  Como qualificar o conteúdo? Como se destacar? Como garantir que o conteúdo é de fonte segura? Trata-se, também, de um desafio para as instituições de ensino.

5. Consumo esclarecido
Não basta mais oferecer um produto dentro de uma embalagem bonita. “Os consumidores querem saber de onde ele vem, quem produz, como é produzido e as consequências do seu consumo para o meio ambiente e sociedade”, alertou Arthur.

6. Distribuição disruptiva
Ideias que quebrem condutas, com o que há de comum, que gerem rupturas com o que tem de tradicional nas gôndolas já se destacam em vários segmentos.

7. Saber rir de si
“Assumir as fraquezas para formar conexões genuínas com o público”, explicou o palestrante. Inúmeras empresas têm assumido essa postura mais aberta e horizontal com seus públicos, inclusive para encontrar soluções juntos ou oferecer seus produtos e serviços com mais transparência.

Conheça a La Salle Business School

Conectada com as demandas do mundo empresarial, a La Salle Business School é uma escola de negócios que reúne excelência acadêmica, corpo docente altamente qualificado, espaços diferenciados e possibilidades de intercâmbio através da cooperação internacional entre Universidades da Rede La Salle e instituições parceiras presentes em mais de 80 países. Escolha o seu curso e confira as vantagens de fazer a inscrição antecipada (link de página com a promoção).