Menu

Em tempos em que assunto é política, como ouvir a opinião alheia e ter a sua percepção respeitada? Segundo os alunos de Relações Internacionais, Direito e História da Universidade La Salle, a melhor forma de fazer isso é por meio de atividades que simulem cenários políticos. Por causa disso, eles organizaram o Laspol, evento que tem como objetivo simular uma sessão da Câmara dos Deputados, onde os parlamentares serão os próprios inscritos. 

De acordo com Gabriel Maurer, acadêmico de Direito e um dos organizadores do evento, a ideia surgiu porque um dos colegas participou de uma atividade semelhante em uma universidade de Brasília e compartilhou a ideia que foi adaptada. Entre as adaptações esteve a prévia determinação dos temas dos projetos de lei que foram educação, minas e energia, esporte, direitos humanos, relações exteriores e segurança. “Estamos num cenário atual em que todos querem falar sobre política, mas sabemos que o mais difícil é ouvir uma opinião distinta e aceitá-la, pelo menos. Para isso, a simulação é uma boa prática”.

Quem reitera essa ideia é Gabriel Valentin, estudante do último ano do ensino médio da Escola Estadual Guarani, que já participou de outras simulações em diversas instituições e destaca a simulação como um formato que ele recomenda a todos, independentemente da área pois é uma forma de aprender a debater de forma democrática e respeitosa.

A atividade se estende até esse sábado, dia 27/10.

 

Como funciona:

Cada aluno tem direito a escolher um nome social para que os demais possam se dirigir a ele da forma que achar apropriada, além de escolher três opções de partidos, estados e as comissões em que o aluno expõe suas ideias e argumentos. Para cada comissão escolhida, o deputado tem cinco minutos para falar e dar seu ponto de vista sobre a "PL" já pré-determinada, e após todos falarem, cada parlamentar vota, o voto é obrigatório para todos, mesmo não estando inscrito para se manifestar, tendo 45 segundos para o mesmo.

 

Cursos estão com as inscrições abertas

Toda essa vivência pode ser vivida nos cursos de Graduação da Universidade La Salle que está com inscrições abertas para o vestibular. Quer viver isso e muito mais? Então saiba sobre a prova show de acontece no dia 24/11 no site.

Entre em Contato