CSS (Canoas Startup Show) chegou a sua grande final na noite desta quinta-feira (17). O projeto da startup Apta foi a grande campeã desta 3ª edição. Foram mais de três meses de uma intensa programação que incluía capacitações, oficinas, mentorias e a empresa se destacou entre as 15 startups iniciais e depois entre as cinco finalistas.

O produto apresentado é uma esteira portátil para a reabilitação de crianças e será utilizada por profissionais especializados em fisioterapia pediátrica. Segundo uma das idealizadoras a fisioterapeuta e empresária Bruna Farioli, durante todo o processo o grupo foi guiado por um único pensamento: Não importa o que, mas para quem. “A nossa ideia era muito boa e nós acreditamos nela. Mas é claro que a gente sabia que estávamos concorrendo com outras ótimas startups, então recebemos esse prêmio com muita alegria, principalmente por ser algo que irá inovar na saúde”, ressalta Bruna.

A Apta e as demais empresas foram avaliadas na final por uma banca formada por André Ghignatti (Diretor Executivo Da WOW Aceleradora), George Gallas (Gestor de Aceleração da Ventiur), Marcus Rossi (CEO na Summit Hub & Gramado Summit), Mayumi Sato (Sócia e Diretora do sexlog.com) e Alfredo Soares (sócio-diretor da VTEX). Os dois últimos também palestraram entre as apresentações das concorrentes.

A startup ganhadora além do troféu terá seis meses de incubação no programa de desenvolvimento de startups da La Salle Tech na Universidade La Salle, além benefícios e premiações concedidas por parceiros e patrocinadores.

Cultura empreendedora

O Canoas Startup Show, desde a sua primeira edição tem o objetivo de fomentar a cultura empreendedora em Canoas e na região. As propostas apresentadas são de empresas que recentemente foram criadas ou até mesmo em fase embrionária e que de acordo com o seu desenvolvimento se mostraram promissoras para o mercado.

O evento começou no início da tarde de quinta-feira com a participação de 22 profissionais empreendedores do Estado. Entre os assuntos, o futuro das organizações, novos modelos, cenários de inovação, tecnologia, mercado e sociedade, entre outros. Além das palestras, os participantes puderam fazer conexões e o bom e velho networking. À noite, um encontro reuniu os ex-participantes gaúchos do programa Shark Tank da Sony, as empresas Saipos, James Tip e Criativando.

De acordo com o reitor da Universidade La Salle, Irmão Paulo Fossatti, a Universidade há alguns anos se encaminha para a formação de seus estudantes, com base nesta cultura empreendedora. A nova graduação é a prova disso. “Nós damos as boas-vindas para este mundo empreendedor e para as novas linguagens. E com a nossa nova graduação, formaremos um profissional identificado com a geração maker, mais protagonista. Então, com toda a certeza no ano que vem teremos muito mais parceiros e concorrentes neste evento”, afirma o reitor.

O Canoas Startup Show é um programa realizado pela CDL Jovem de Canoas-RS e Universidade La Salle.

1. Confira mais fotos da final do CSS