“A arte existe para que a realidade não nos destrua.” A frase atemporal de Nietzsche ganha ainda mais força diante de tantas restrições. E a maior delas, a afetiva. Sem abraços e encontros, é através das páginas dos livros, roteiros de produções audiovisuais e letras de músicas que desopilamos os sentimentos que transbordam.

Transgressora, crítica e visceral, a arte cumpre uma função social e psíquica desde sempre, provocando de forma lúdica, poética ou metafórica reflexões sobre os dilemas coletivos e servindo como válvula de escape - ou até como um suporte em momentos como o que estamos vivendo: “Sentimos que as pessoas têm mais necessidade de eventos contínuos em que a sensibilidade possa ser, não só sentida, mas verbalizada. O sentimento de grupo aflorou e o tema do isolamento/distanciamento necessita ser debatido, o que fazemos de forma poética e reflexiva - além de criativa”, destaca a Profª Drª Lúcia Regina da Rosa, coordenadora do curso de Letras da Unilasalle e idealizadora de eventos culturais, em que reflexões são compartilhadas a partir de obras literárias, como no LiterArtes e no Sarau Cultural, e das artes cênicas, com o grupo de teatro da Instituição.

Conforme a professora, a programação tem o intuito de fazer da Universidade um espaço alinhado às demandas sociais e que atenda, ao mesmo tempo, peculiaridades e generalizações, oferecendo o suporte emocional que equilibra o racional. E por isso mesmo, a arte é permanente no calendário da Instituição e não presente apenas esporadicamente. Antes realizados no campus, os encontros passaram a acontecer virtualmente, com o objetivo de manter vivo este contato afetivo e dar vazão a tantas sensações que precisam ser manifestadas.

No caso do Sarau e do LiterArtes, a roda de conversa surge a partir de poemas ou partes de obras literárias, mas a ideia é que o evento flua de acordo com os sentimentos dos participantes, que podem complementar o texto-tema com outros ou instigar provocações através das mais diversas expressões culturais. Afinal, arte não combina com delimitações.

O paradoxo, no entanto, é que se a necessidade de dividir inquietações ficou ainda maior diante da pandemia, o esgotamento com as videoconferências, também, já que não há mais diversidade de locais: “É uma conquista diária, fidelizar a participação é uma conquista pela emoção. É preciso provocar as pessoas com temas instigantes. O depoimento de quem participa é muito importante, ouvindo depoimentos acredito que seja o melhor convite para novas adesões”, complementa a coordenadora, sobre o desafio de atrair participantes para o evento neste formato.

O refúgio (que ao mesmo tempo socializa) proporcionado pela cultura em tempos de distanciamento, representa alívio mental, porque as dores podem ser diferentes, mas amenizá-las segue tendo o mesmo remédio: “A arte nos envolve e nos puxa de dentro pra fora. O gosto estético alivia as mazelas da vida, nos enriquece e nos propicia a criação. Penso que o ato criativo nos proporciona catarse. A arte salva.”, finaliza.

LiterArtes - Clube de Leituras Artísticas

Realizado na segunda quinzena do mês, o LiterArtes é promovido em parceria com o Sesc Canoas e tem o objetivo de incentivar a leitura. Através de uma obra proposta, os participantes compartilham suas reflexões e análises e podem apresentar outras formas de expressão artística acerca da temática da obra central. A próxima edição acontece nesta sexta-feira (16), via Google Meet. O evento é gratuito. Mais informações estão disponíveis aqui.

Sarau Cultural

Tradicional no calendário da Unilasalle, o Sarau é gratuito e promovido pelo curso de Letras Letras, Diretório Acadêmico de Letras e Unilasalle Cultural. Leitura, declamação, música, depoimento/análise de textos poéticos e apresentação de textos autorais estão entre as manifestações culturais deste encontro pela e para a arte, que tem o intuito de provocar e desenvolver a oralidade e a expressividade. Acompanhe a página de eventos para saber mais detalhes sobre as edições, que ocorrem no início de cada mês.

Grupo de teatro

As artes cênicas também são estimuladas, através do grupo de teatro da Instituição, que inclusive faz apresentações em eventos culturais, como a Feira do Livro. A seleção para o grupo é através de edital, do qual podem participar alunos de Letras, Pedagogia, História e do PPG em Memória Social e Bens Culturais.

Livro de contos

Um diferencial que incentiva a criação e faz dos alunos, além de futuros professores, também possíveis escritores, como argumenta Lúcia. Há 6 anos, é lançado um livro com contos dos estudantes, dando espaço à criatividade e complementando a formação com criticidade e sensibilidade. A seleção também é via edital e para alunos de Letras, Pedagogia, História e do PPG em Memória Social e Bens Culturais.