Menu

Cerca de 35% dos professores que atuam na Educação Básica no Brasil não possuem formação adequada para a disciplina que ensinam. A fim de preencher esta lacuna e atender à Meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE) – que visa assegurar que todos os docentes possuam formação específica de nível superior – o Ministério da Educação criou o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores.

A Universidade La Salle - que integra a cooperação com o Ministério da Educação - está com inscrições abertas para processo seletivo que está oferecendo 160 bolsas de estudos integrais para cursos de Graduação em Pedagogia e Letras Português. Os cursos são na modalidade presencial e as aulas, realizadas no campus Canoas, iniciam no primeiro semestre de 2022.

Pode participar qualquer estudante com bom desempenho no ENEM, ficando estes condicionados ao compromisso de realizarem 1 (um) ano de residência docente remunerada na rede pública de ensino, ao final do curso. Também podem concorrer às bolsas professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos, sem qualificação adequada. Serão priorizados os que não possuem curso superior.

Serão oitenta bolsas para o curso de Pedagogia e oitenta bolsas para o curso de Letras Português. O prazo máximo para a conclusão do curso para o candidato selecionado será de até 08 (oito) semestres letivos, sendo assim, ele não poderá trancar o curso.

As inscrições acontecem até 4 de março, pelo site: www.unilasalle.edu.br/canoas

A seleção será realizada via Processo Redação Online.




O Programa entra em vigor em 2022 e funciona da seguinte forma: as universidades se uniram em redes e submeteram propostas de modernização dos cursos, as quais foram aprovadas pelo MEC. Com isso, elas receberão recursos financeiros e terão um prazo de quatro anos para entregarem os profissionais formados segundo as DCNs atualizadas. Isso significa adequação à legislação vigente relacionada à formação inicial e inclusão de metodologias ativas, ensino híbrido, visão empreendedora e uso pedagógico das tecnologias. Houve a adesão de 12 universidades, formando quatro redes de excelência na formação inicial de professores da Educação Básica. A Unilasalle integra o grupo formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Serão formados 2.880 docentes nos próximos quatro anos (2022 a 2025), totalizando um repasse de R$ 18 milhões às Instituições de Ensino Superior participantes.

Entre em Contato