Menu

MUSEU HISTÓRICO LA SALLE-MAHLS

O Museu e Arquivo Histórico La Salle, criado em 1998, é um espaço que tem como objetivos, dar lugar, investigar, comunicar e conservar coleções constituídas por mobiliário escolar, suportes materiais didáticos, objetos pessoais de professores e alunos, documentos e outros, a partir dos quais se pode fazer uma imersão na vida cotidiana das escolas lassalistas no Brasil — fundadas a partir de 1907 —, e escolas de outros tempos e lugares.

Seu acervo contribui para a pesquisa sobre a história da educação no Brasil e a obra educativa lassalista no país. Neste sentido, recebe pesquisadores e contribui para a formação de recursos humanos para a pesquisa nos campos de estudos da educação, da memória social e do patrimônio cultural.

O MAHLS propõe ao visitante, a partir das narrativas de suas exposições (de longa duração e temporárias), uma imersão no mundo escolar de diferentes tempos e lugares.

Missão do MAHLS

Institucional

Ser um espaço dinâmico de prestação de serviços à sociedade, a partir da difusão das ações de preservação, pesquisa e divulgação das práticas educativas, das escolas de educação básica e da educação superior lassalista no Rio Grande do Sul.

Política

Em conjunto com outros órgãos, estreitar os vínculos entre o UNILASALLE e público externo no que tange à educação escolar, as escolas, os lassalistas e sua história no estado, compartilhando conhecimentos e divulgando ações com esse escopo.

Científica

Constituir-se como espaço para pesquisa, discussão, construção e compartilhamento de conhecimentos no que concerne aos temas trabalhados no Museu.

Extensionista

Servir como extensão aos cursos de graduação e pós-graduação, disponibilizando os conhecimentos gerados a partir de pesquisa em seu acervo, de ações diversas e de exposições de longa duração, temporárias e itinerantes.


Registro no Sistema Estadual de Museus-SEM: 1.58

Registro no Sistema Brasileiro de Museus-IBRAM: Código: 8.87.06.0950 Nº SNIIC: ES-8950


Mais informações

Histórico

O MAHLS foi criado pela Resolução n. 25/98, de 21 de agosto de 1998, a partir da qual a Reitoria da Unilasalle aprovou o projeto e Regulamento do então Centro de Pesquisa e Exposição da Memória e Educação Lassalista (Memorial La Salle). O início da execução do projeto deu-se em março de 1999. Além dos objetos e documentos existentes na Unilasalle, outros foram transferidos de diferentes escolas, que reunidos no Memorial, organizados em Coleções, puseram memórias em diálogo, construindo sentidos sobre o passado. Com o decorrer do tempo, os Irmãos - reconhecendo o trabalho da equipe do Memorial - passaram à sua guarda o que se reconhece como o mais representativo da vida cotidiana nas unidades educativas lassalistas: os ‘Livros Memoriais”, nos quais são registrados os acontecimentos diários de cada escola.


Percebeu-se que o equipamento cultural tomava características de instituição museal, o que foi reconhecido pela Reitoria, aprovando projeto de transformação do Memorial em Museu e Arquivo Histórico La Salle (MAHLS), a partir de Resolução nº 076/2002, de 28 de junho de 2002, do Conselho Universitário (CONSUN).

A partir de 2014, iniciou-se processo de revitalização do Museu, propondo-se novo Regulamento, o qual foi aprovado pela Resolução N.º 692/16, de 29 de abril de 2016 do CONSUN. Por meio deste, o MAHLS passou a se denominar Museu Histórico La Salle, mantendo a sigla, incorporando os acervos documentais do Arquivo Histórico, organizando-os em coleções museológicas. Em termos de organograma, o MAHLS passou a configurar como unidade estratégica de pesquisa, junto à Pró-Reitoria Acadêmica, Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unilasalle e ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais.

Conheça mais do MAHLS neste vídeo de 2017: 


Conheça mais

Entre em Contato