Apresentação

O X Congresso Ibero-americano de Investigação sobre Governança Universitária e Instituições Educativas e II Encontro Regional de Gestão Educacional em Diferentes Contextos acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro de 2022, sob organização da Universidade La Salle Canoas. O principal objetivo do evento é promover o encontro presencial e/ou virtual de acadêmicos, gestores, profissionais e docentes de universidades ibero-americanas, a fim de discutir sobre diferentes perspectivas da Gestão Universitária. Esta edição contará com atividades presenciais e online, com apresentações de trabalho de forma remota.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 15/08.

O Rio Grande do Sul

Com 11,290 milhões habitantes, o Rio Grande do Sul é o maior estado da região sul do Brasil e faz fronteira com a Argentina e o Uruguai. Caracteriza-se pela grande amplitude térmica, com invernos rigorosos, quando as temperaturas podem chegar perto do zero grau e verões intensos, com termômetros beirando os 40ºC. A economia gaúcha se baseia, principalmente, na agropecuária, com grande participação de culturas como soja, arroz, milho, fumo e leite, de grande produção de aves e gado de corte. Conta, também, com um forte setor de serviços e uma consolidada indústria de transformação.

Veja, abaixo, um vídeo sobre a economia, a cultura  e a geografia do Rio Grande do Sul.

1. Veja mais sobre o Rio Grande do Sul

Canoas e o campus

Com quase 350 mil habitantes, Canoas é a terceira maior cidade do Rio Grande do Sul e fica na Região Metropolitana da capital, Porto Alegre. Localizada estrategicamente, tem acesso fácil às principais rodovias do Estado e caracteriza-se por ser um polo de educação e contar com uma forte indústria, nos ramos elétrico, do gás, metal-metânico. Destaca-se, ainda, a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap). No centro da cidade, na Avenida Victor Barreto, em frente à Estação Canoas/La Salle, do Trensurb, está localizado o campus da Unilasalle.

Veja, abaixo, a localização da Unilasalle em Canoas e fotos do campus e de pontos turísticos da cidade.

Pontos turísticos da cidade

Imagem 4: Parque Municipal Getúlio Vargas, também conhecido como Capão do Corvo, tem cerca de 13mil m², com áreas para pedalada, corrida, caminhada, lago, minizoo e área de alimentação. Fica em frente ao ParkShopping Canoas.

Imagem 5: Museu Municipal Parque dos Rosa - Edificação do século 20, é a mais antiga da cidade e símbolo da memória e da história canoenses. O Parque abriga o acervo do Museu Municipal Hugo Simões Lagranha, salas multimídia para exposições, acervo permanente, café e playground. Conta, ainda, com duas esculturas assinadas pelo artista plástico Pedro Girardello.

Imagem 6: Inaugurada em 1874, deu origem à cidade, que começou a se formar durante a construção da ferrovia. A então vila desenvolveu-se rapidamente e passou a ser ponto de veraneio das famílias de Porto Alegre. Em 2009, o prédio foi tombado como patrimônio histórico e, atualmente, a Antiga Estação de Trem vem sendo utilizada para encontros de diversos grupos culturais, assim como para ensaios, apresentações e exposições relacionadas a dança.

(Fotos: Prefeitura de Canoas)

Galeria 2018

Acesse o álbum completo da VI edição no nosso Flickr.

Realização: Universidade La Salle

Co- Realização: Universidad de Tarapacá, IESED-Chile e Red de gobernanza universitaria.

ibero2022@unilasalle.edu.br