Apresentação

Há uma preocupação crescente com as questões juvenis em diferentes âmbitos da vida social, desde aquelas que dizem respeito à educação e ao mundo do trabalho, até aquelas outras, atinentes às sociabilidades juvenis, as redes digitais, os movimentos sociais de jovens e suas escolhas políticas. Tudo isso diz respeito aos modos como as juventudes se orientam ética, estética e politicamente no mundo contemporâneo e a interferência disso nos rumos da vida coletiva.

Miguel Moratinos, o Alto Representante da Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) mencionou que "a participação dos jovens se tornou um fator crucial nos esforços globais para prevenir o extremismo violento e construir uma paz sustentável" e que esse é um sinal que mostra para que as autoridades internacionais quanto os jovens são os mais suscetíveis à tentação de discursos e atitudes extremas em relação a indivíduos, grupos e comunidades. O próprio Papa Francisco explicou que “há muitos jovens que foram dolorosamente seduzidos por respostas imediatas que colocam suas vidas em risco” e que isso os levou a cair em situações de conflito, como naturalização da violência, feminicídios e até mesmo a fazer parte de gangues armadas e criminosas, tráfico de drogas e exploração sexual de menores.

Por outro lado, a falta de tolerância também pode ser observada em jovens privilegiados que podem não ver quem está ao seu lado como igual, praticando atos de violência psicológica e física contra outros jovens. E as plataformas digitais que em diversos momentos nos ajudaram na pandemia, também podem ser espaços de prática de bullying e perseguição. Um marco importante nesse sentido vem sendo a iniciativa do Conselho da Europa, que desenvolveu o “Movimento contra o discurso de ódio” em 45 países, com o objetivo de combater o discurso de ódio e promover os direitos humanos online.

A pandemia mudou a vida de todos, mas que efeitos mais profundos ela teve em cada um de nós? Os exemplos de voluntariado foram apenas eventos contextuais? A disposição para os vulneráveis era apenas temporária? Onde encontramos os jovens neste quadro maior? Nesse colóquio serão discutidos temas como: diversidade, inclusão e comportamento político das juventudes; lutas políticas e movimentos sociais juvenis; ética, estética e formação de juventudes;

Convidadas

Profª Dra. Regina Novaes - Doutora em Antropologia Social, professora da UFRJ e Presidente do Instituto Brasileiro de Análises Socioeconômicas

Profª Dra. Rosana Pinheiro - Machado Doutora em Antropologia Social, professora da Bath University e ganhadora do Grande Prêmio CAPES de Tese

Profª Dra. Lucia Scalco - Doutora em Antropologia Social e professora da UFRGS

Profª Dra. Maria da Glória Gohn - Doutora em Ciência Política e professora da Unicamp

Profª Dra. Mônica Ribeiro - Doutora em Educação, História e Políticas Sociais, e professora da UFPR

Profª. Dra. Rosa Maria Fischer - Doutora em Educação e professora da UFRGS

Profª. Dra. Roselene Gurski - Doutora em Educação pela UFRGS

Mediadores

Prof. Dr. José Alberto Antunes de Miranda - Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS (2012). Atualmente é Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais e professor permanente do Programa de Pós-graduacao em Direito e Sociedade além de integrar o corpo docente do Curso de Relações Internacionais da Universidade La Salle. Também é professor visitante ilustre da Universidade Católica de Trujillo no Peru.

Prof. Dr. Cleber Ratto - Pesquisador do CNPq, membro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA) e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência nas áreas da Psicologia, Psicanálise e Educação, atuando principalmente nos temas ligados aos fundamentos filosóficos dessas áreas. Discute temas ligados à subjetividade, cultura contemporânea, juventudes e novas sociabilidades. Atualmente é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade La Salle, do qual foi coordenador adjunto (2012-2016). Também é membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED.

Prof. Dr. Fabricio Pontin - atualmente é professor de Direito e Relações Internacionais na Universidade La Salle, em inserção docente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui Doutorado em Filosofia na Southern Illinois University (Universidade de Illinois, Campus Carbondale), com estágio de pesquisa no Institutos de Pesquisas Avançadas em Filosofia Social e Política da Universidade de Bergen, e Estágio de Pós-Doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisa em Democracia. É membro do Phenomenology Research Center, na Southern Illinois University, onde trabalhou como pesquisador e assistente do diretor entre 2009 e 2012, e atualmente coordena um projeto de pesquisa sobre empatia, cognição e percepção, e também membro do Grupo de Pesquisa em Distancia Social na Universidade de Bergen/Universidade LaSalle, do Grupo de Trabalho em Teoria da Justiça (CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Neurociências e Filosofia (CNPq) e do Grupo de Pesquisa na Teoria de Justiça de Amartya Sen (CAPES).

QUINTA (28/10)

16h às 18h30

Título da mesa: Diversidade, inclusão e comportamento político das juventudes brasileiras

Debatedores