ISSN2358-1581

A Revista Memória e Linguagens Culturais é uma publicação semestral de divulgação científica vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais. Seu objetivo é veicular produções discentes realizadas no âmbito das disciplinas de “Mobilidades Culturais”, “Linguagens culturais e suas formas de expressão” e Seminários “Itinerários Culturais” e “Itinerários culturais: Criação e gestão de percursos no Cone Sul”.

Em formato de magazine, é um canal de comunicação entre as produções de alunos de mestrado e a comunidade. Sua linha editorial propõe: (1) reflexões e sugestões de itinerários, percursos e rotas culturais, buscando integrar o sistema dinâmico de relações entre história, turismo e patrimônio cultural; (2) estudo das linguagens como suporte da memória social e cultural, como autobiofrafia, autoficção e memorialística; (3) estudos de caso de mobilidades culturais – espaciais, temporais, discursivas e linguísticas; e (4) análises críticas da noção de mobilidade cultural em contextos de globalização e/ou de fronteira, marcados por fluxos migratórios, transferências e choques culturais.

O público-alvo das publicações é composto por estudantes, professores e profissionais da área de atividades artísticas, humanísticas, turísticas, recreativas e desportivas. A distribuição dos números semestrais é em formato digital, podendo eventualmente ser realizada em papel no caso de instituições, coletivos e empresas se dispuserem a financiar tiragens de 250 a 500 cópias.

Revista Memória e Linguagens Culturais