- Pesquisa e Iniciação Científica
- Monitoria
- Iniciação Científica
O Unilasalle-RJ incentiva a pesquisa científica em todos os seus níveis de ensino e por todos os meios ao seu alcance. Os projetos são concebidos em estreita vinculação com os programas de ensino e extensão, destacando-se os seguintes:
• cultivo da atividade científica e do estímulo ao pensamento analítico e crítico em toda a atividade didático-pedagógica da Instituição;
• manutenção e atualização de serviços de apoio indispensáveis à produção intelectual, tais como biblioteca, documentação especializada e divulgação científica;
• realização de atividades de iniciação científica nos cursos de graduação;
• realização de convênios com o poder público, com instituições de ensino superior, com outras instituições sociais e com empresas;
• busca de financiamento junto a órgãos de fomento;
• apoio à divulgação dos resultados das pesquisas realizadas no Unilasalle-RJ.
Considerando as finalidades dos cursos de graduação do Unilasalle-RJ e obedecendo às exigências do padrão de qualidade dos respectivos cursos, além da necessidade de desenvolvimento constante de atividades que promovam a produção acadêmica, será oferecido o Programa de Monitoria de acordo com a demanda dos diversos cursos. O processo de seleção do Monitor acontecerá no início de cada semestre letivo, por meio de editais.
Laboratório de Conforto Ambiental, Inovação e Sustentabilidade (CISLAB/UniLaSalle-RJ)
Sistemas de Fachadas Adaptativas para Climas Quentes e Úmidos
Os edifícios representam aproximadamente metade do consumo de energia no Brasil, sobretudo em função das suas necessidades de conforto ambiental, como o controle de temperatura e a iluminação de seus espaços. As fachadas e coberturas possuem impacto significativo nesta questão, visto que as mesmas absorvem o calor e suas aberturas promovem ou cerceiam a entrada de luz nos ambientes.
Atualmente, com os avanços tecnológicos, sistemas adaptativos tem se tornado uma alternativa frente aos desafios climáticos que se apresentam. Estudar soluções que reduzam significativamente o consumo de energia em edifícios e melhorem seus padrões de conforto são fundamentais para preparar nossas cidades frente às mudanças climáticas.
A pesquisa "Sistemas de Fachadas Adaptativas para Climas Quentes e Úmidos" busca promover a discussão sobre a produção de arquitetura contemporânea mediante o levantamento do estado da arte de sistemas adaptativos em fachadas e coberturas, no interesse de promover o desenvolvimento de protótipos de componentes adaptativos ou híbridos para envoltória tendo como estudo de caso o Centro Tecnológico da UniLaSalle em Niterói/RJ.
Coordenador: Prof. Dr. Diego S. Caetano
Professores Participantes: Profa. Dra. Paula de C. Brasil, Profa. Dra. Ana Carolina S. Cellular; Profa. Dra. Suzana Arleno S. Santos
Alunos: Guthierry C. B. de Souza, Lídia L. Marujo, Giovana P. Ferreira, Larissa S. F. D. Soares, Carolina D. Boaretto, Jordana C. Chiapetta, Pâmela L. S. Reynaldo, Thamires Rodrigues e Brooke A. de S. Batista
Colaboradores: Eng. MSc. Claudio Magnanini
Instituições envolvidas: Unilasalle-RJ
Tecnologia e Metodologias Contemporâneas: Estratégias para o Ensino de Projeto
A adoção de novas tecnologias no ensino de projeto em Arquitetura e Engenharia Civil tem desempenhado um papel fundamental no ensino contemporâneo. Metodologias ativas de ensino, colocando o aluno como protagonista dos processos de ensino-aprendizagem, tem aberto uma nova dinâmica de sala de aula, promovendo espaços e usos novos e interessantes.
Contudo, cada aluno apresenta estágios de desenvolvimento cognitivo diferenciados e situações socioeconômicas e culturais diferentes. Sob a ótica cognitivista a respeito do conhecimento, o projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar o impacto no desenvolvimento do aluno a partir das tecnologias e estratégias contemporâneas nos métodos de ensino em grupos de estudantes nas universidades UniLaSalle-RJ e UEZO.
Os professores envolvidos estão realizando atividades como o desenvolvimento de peças e protótipos utilizando softwares do Sistema CAD, impressora 3D e cortadora a laser para modelagem de peças que auxiliem no ensino das disciplinas, no intuito de desenvolver nos alunos conteúdos como escalas, dimensionamentos, diedros, geometrias de peças, produtos e formas arquitetônicas de alta complexidade com maior facilidade a partir de modelos reais.
Coordenador: Profa. Dra. Paula de C. Brasil
Professores Participantes: Profa. Dra. Vilma C. de L. Pinto, Profa. Dra. Elisabete R. Reis, Profa. Dra. Miriam Keiko I. R. S. de Lima, Prof. Msc. Estela Maris Souza e Prof. Dr. Diego S. Caetano
Alunos: Thamires Rodrigues, Bruno P. Salgado e João Pedro C. Pinto (UniLaSalle-RJ) e Thomaz David C. C. Ferreira (UEZO-RJ)
Instituições envolvidas: Unilasalle-RJ e Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO-RJ).
As Bases de Redução da Criminalidade a partir de Medidas Procedimentais
O projeto de pesquisa trata da humanização do processo penal com vistas à redução do risco de incremento da criminalidade (criminogenese).
Sob a orientação da Doutora em Geografia, professora Roberta Costa, a dupla Luana Ribeiro e Lucas Felicetti realizam a Iniciação Científica “Pesquisa, desenvolvimento e análise de estrutura de múltiplas camadas de agregados voltados para pavimentação permeável”. Nome extenso para a também prolongada sucessão de testes, no caso de Luana com solo argiloso, arenoso e brita. No caso de Felicetti, com asfalto.
Panorama da educação confessional no Brasil: redes, atores e perspectivas
Este projeto tem como objetivo mapear as principais redes, atores e perspectivas político-pedagógicas das instituições confessionais de educação básica e de educação superior no Brasil. Partindo do pressuposto teórico de que a ação política é guiada por redes sociais, em que há trocas de influências entre os agentes partícipes do projeto, far-se-á um panorama das principais instituições, concepções e pautas defendidas por esse grupo e quais suas consequências práticas para as políticas educacionais brasileiras. Por meio de análise documental e de análise de discursos publicitários, constituir-se-á o arcabouço necessário para o levantamento das questões de pesquisa.
Professor: Dr. Marcelo Siqueira M. V. Mocarzel
Aluna bolsista: Letícia Rodrigues Monteiro (Pedagogia)
Início: março/2019
Laboratório Universitário de Pesquisa sobre Práticas Ativas de Aprendizado do Unilasalle-RJ (LUPPAA-LaSalle)
A abundância e a velocidade que informações difusas são disseminadas, características marcantes da sociedade contemporânea, exigem uma mudança das formas tradicionais de ensino e aprendizagem. Jovens e adultos estão cada vez mais conectados às novas tecnologias que possibilitam acesso imediato a conteúdos mais palatáveis e diretos, transformando a maneira como estes são absorvidos. É latente a necessidade de adaptação da sala de aula a essa nova realidade, que precisa posicionar o aluno no centro da construção de seu próprio aprendizado. Desta forma, o Laboratório Universitário de Pesquisa sobre Práticas Ativas de Aprendizado do Unilasalle-RJ (LUPPAA-LaSalle) voltado para a grande área da Ciência Política, e mais especificamente das Relações Internacionais, tem como objetivos principais avaliar e construir, a partir da perspectiva conjunta de discentes e docentes, formas eficazes de inserir metodologias e práticas ativas no meio universitário para tornar o processo de aprendizado mais eficaz, atual e prazeroso.
Professoras: Leticia Simões (coordenadora); Fernanda Nanci; Alice Gravelle; Bruna Jaeger e Cecília Guimarães.
Alunos: Johanna Larrubia; Daniela Esteves; Débora Estrela; Luis Henrique Souza e Milena França.
Colaboradores: André Gan e Cecília Barreto (Colégio La Salle Abel) e Johanna Larrubia (Unilasalle-RJ)
Instituições envolvidas: Unilasalle-RJ
Unidade de Inteligência Comercial
A Unidade de Inteligência Comercial do curso de Relações Internacionais derivou de uma parceria estabelecida com a Subsecretaria de Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa conta com financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e tem por objetivo analisar a economia fluminense. Neste sentido, além da avaliação das exportações e importações do nosso Estado, os estudantes envolvidos na pesquisa possuem a tarefa de analisar potenciais mercados para as micro, pequenas e médias empresas fluminenses, com o intuito de contribuir para o estímulo às exportações desses setores. Os estudantes são capacitados para realização de pesquisas técnicas, elaboração de documentos oficiais e estudos analíticos e prospectivos para o Governo do Estado. Em razão dessa parceria com a Subsecretaria de Relações Internacionais, hoje o curso de Relações Internacionais do Unilasalle-RJ está inserido na Rede de Inteligência Comercial do Estado do Rio de Janeiro.
Professores: Fernanda Nanci (coordenadora), Rafael Araujo (coordenador), Bruna Jaeger
Colaboradores: Douglas Ritter (Unilasalle-RJ) e Patrícia Oliveira (Unirio).
Alunos: Elisama Ribeiro, Samara Monteiro, Ingrid Araujo, Lucas Pederneiras, Natalia Gonçalves, Ana Beatriz Wanderley, Beatriz Santos, Françoise Cretton.
Instituições envolvidas no projeto: Unilasalle-RJ, Superintendência de Relações Internacionais do Governo do Estado do Rio de Janeiro (SRI) e FAPERJ (financiamento)
Vigência do projeto: 2015-2020
Novas Práticas de Fronteira, Migrações e Direitos Humanos
O projeto parte da categorização em torno de sujeitos migrantes e questiona como a figura do migrante humanitário, bem como a do refugiado, pode ser pensada através de uma série de processos sociológicos e burocráticos que marcam os sujeitos a partir de determinadas concepções que vão desde a figura do "ilegal", passando pelo indesejado ou não-sujeito de direito, até a imagem da vítima passiva à espera de proteção e gerenciamento. Esses processos podem ser pensados no quadro de novas práticas de fronteira, permitindo uma compreensão menos espacializada e territorializada dos limites geográficos. Propõe-se, assim, pensar a fronteira como verbo, através de procedimentos e práticas dispersas e complexas que vão além do mero controle fronteiriço e seus agentes bem delimitados, deslocando os debates do "onde" a fronteira está, para as formas como ela é posta em prática por diversos atores em resposta à mobilidade humana, impactando de maneira significativa a vida dos migrantes e seu acesso a direitos.
Integrantes: Denise Salles - Coordenadora da pesquisa (Unilsalle-RJ e UCP); Flavia Rodrigues (PUC-RJ), Gustavo Loureiro (UniRio), Luiz Leomil (Carleton University) e Estes Mestrinho.
Alunos de Iniciação Científica: Lorena Amaral Motta; João Pedro Belloni; Ana Paula Rocha; Amanda Holewinsky de Souza Oliveira; Kethlyn Gabi Winter da Silva; Marina Moreno de Farias; Gabriela Melo; Ana Flávia Estevam de Souza e Matheus Cardim.
Início em abril de 2019