Faculdade La Salle Manaus promove ação com estudantes de Escola da rede pública municipal.

A Faculdade La Salle Manaus, por meio do NUMA (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Meio Ambiente), com o objetivo de promover a prática saudável de exercícios físicos e levar conscientização a respeito do meio ambiente, realizou no último dia 31 de março, na Praia da Ponta Negra – Zona Oeste de Manaus, o projeto “La Salle Vai à Praia”.

Campanhas conscientes, verdadeiras e que causam impacto para as próximas gerações, esse é um dos objetivos da Faculdade La Salle Manaus, ao levar o projeto de extensão, que atendeu 90 (noventa) estudantes da Escola Pública Municipal Prof. Alberto Makarem, localizada na R. Mal. Bittencourt, 100 - Compensa, Manaus - AM, 69035-000.

O problema da poluição deixada por banhistas, na praia e pelas calçadas é grande e, por isso, é preciso fazer campanhas conscientes, verdadeiras e que tenham impacto para as próximas gerações. Os estudantes foram conduzidos até a Praia da Ponta Negra pela equipe do projeto, onde participaram de dinâmicas, receberam treinamento e técnicas de exercícios e conscientização sobre educação ambiental. No Brasil, pouco mais de 1/3 da população pratica algum esporte ou atividade física, é o que aponta um estudo que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizado em 2020 sobre o tema.

Os dados, contidos no suplemento Prática de Esporte e Atividade Física, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), evidenciam que o vínculo e o cuidado dos atletas com a natureza se dão na necessidade que o esportista tem de realizar a sua atividade no meio ambiente. A prática esportiva requer e exige muita disciplina, o que influencia no cuidado mais apurado do atleta com seu próprio corpo e com o ambiente em que vive. O cuidado com o corpo é essencial para se ter uma boa performance esportiva, o mesmo acontece com o meio com o meio ambiente.

Sobre o Projeto

O projeto visa a promoção de atividade de extensão universitária mediante a conscientização da educação ambiental e o incentivo à prática esportiva com estudantes de escolas públicas. A atividade foi realizada no último dia 31 de março, na Praia da Ponta Negra, contanto com a participação de professores e acadêmicos dos cursos de Direito, Logística e Educação Física da Faculdade La Salle Manaus. Onde foi possível trabalhar com 90 (noventa) estudantes da Escola Pública Municipal Prof. Alberto Makarem, localizada na R. Mal. Bittencourt, 100 - Compensa, Manaus - AM, 69035-000, que foram conduzidos até a praia da Ponta Negra pela equipe do projeto e professores da escola, onde participaram de dinâmicas de educação ambiental e de atividades desportivas.

Os grupos foram divididos em 04 (quatro) equipes com atividades intercaladas tendo a duração de 30 minutos cada, de modo que todos os estudantes trabalharam técnicas de exercícios e aprenderam sobre educação ambiental.

O projeto se justifica pela importância de aplicarmos os conceitos e atividades trabalhadas pelo corpo docente, assim como evidenciar o aprendizado adquirido nas diversas disciplinas, e ainda dar a oportunidade aos acadêmicos de desenvolver habilidades de organização, treinamento e execução de atividades esportivas e de educação ambiental.