Sobre a CPA

  1. O que é a CPA?:

    A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o colegiado composto por representantes da comunidade acadêmica que, por meio do processo de Avaliação Institucional, promovem melhorias na Instituição em seus mais variados aspectos, compondo diagnósticos institucionais que evidenciem os pontos fortes e as potencialidades, recomendando medidas, alternativas e ações.

    A Avaliação Institucional se caracteriza como um processo de indução de qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, utilizando resultados de pesquisas e procedimentos avaliativos internos e externos e considerando os objetivos, as metas e indicadores organizados a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI.

  2. O que faz a CPA?:

    - Subsidia a Instituição na definição de diretrizes e procedimentos para a operacionalização dos processos de avaliação interna previstos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), de abrangência institucional e no âmbito de Cursos, Programas, Projetos e Setores.

    - Acompanha e participa da execução dos procedimentos de coleta, sistematização e interpretação de dados e informações e de divulgação dos resultados, compreendidos nos processos de avaliação interna.

    - Compõe diagnósticos que evidenciem os pontos fortes e as potencialidades e que ensejem a conscientização dos pontos críticos, das fragilidades e dos desafios.

    - Recomenda medidas, alternativas e ações para a superação de pontos críticos e fragilidades diagnosticadas e/ou alterações e revisões do PDI.

    - Avalia a organização, o funcionamento e o desempenho da Comissão e propõe ajustes e recomendações, necessários ao aperfeiçoamento dos trabalhos.

    - Apresenta resultados do processo aos dirigentes da Instituição anualmente.

  3. Quem faz parte da CPA?:

    A CPA da Faculdade La Salle é integrada por representantes dos segmentos previstos pelo SINAES [alunos, professores, funcionários e representantes da sociedade civil], contando com a participação de representantes vinculados às ênfases de relevância estratégica para o desenvolvimento da Instituição: Supervisão Pedagógica; Projetos sociais; Desenvolvimento Institucional; Diretório Estudantil e ouvidoria.

Avaliação Institucional

Objetivo geral

Promover um amplo diagnóstico do desempenho institucional que contribua para a análise da eficácia da Instituição como parte integrante de sua gestão, acolhendo as orientações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.

Objetivos específicos

Estudos que integram a CPA

Os processos avaliativos são orientados por pesquisas de percepção ou de satisfação, realizadas com os alunos, professores, funcionários e egressos, em ambiente web ou por meio de instrumentos impressos. Nos casos de aplicação pela web, os acessos aos instrumentos de pesquisa e aos seus resultados estão orientados por procedimentos de conduta ética para garantir a confidencialidade em relação aos respondentes e a transparência institucional na apresentação dos resultados gerais.

PESQUISA
PÚBLICO
AVALIAÇÃO DOCENTE E AUTOAVALIAÇÃO DISCENTE - GRADUAÇÃO (SEMESTRAL)
ALUNOS E PROFESSORES
AVALIAÇÃO PROAVI (ANUAL)
ALUNOS
AVALIAÇÃO DE CURSO - CICLO ENADE (ANUAL)
ALUNOS
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (ANUAL)
ALUNOS E PROFESSORES
AVALIAÇÃO DISCIPLINAS E CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (VARIÁVEL NO ANO)
ALUNOS
AVALIAÇÃO DE CURSOS/EVENTOS DE EXTENSÃO (VARIÁVEL NO ANO)
ALUNOS
AVALIAÇÃO DE CURSO E ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS (BI-ANUAL)
GRADUADOS NOS TRÊS ANOS QUE ANTECEDEM A PESQUISA
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL (BI-ANUAL)
PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E GESTORES

Relatórios da CPA

  1. Avaliação Institucional - Ano 2023
  2. Avaliação Institucional - Ano 2022
  3. Avaliação Institucional - Ano 2021
  4. Avaliação Institucional - Ano 2020
  5. Avaliação Institucional - Ano 2019
  6. Avaliação Institucional - Ano 2018
  7. Avaliação Institucional - Ano 2017
  8. Avaliação Institucional - Ano 2016
  9. Avaliação Institucional - Ano 2015
  10. Avaliação Institucional - Ano 2014
  11. Avaliação Institucional - Ano 2013
  12. Avaliação Institucional - Ano 2012
  13. Avaliação Institucional - Ano 2011
  14. Avaliação Institucional - Ano 2010

PROAVI

O Programa de Avaliação Institucional da Rede La Salle de Educação Superior - PROAVI, teve início em 2007. Foi concebido, a partir do contexto organizacional das Instituições integrantes da Rede, como um investimento para aperfeiçoar a qualidade da educação e consolidar a Proposta Educativa e o Projeto Pedagógico, fundados na Missão Educativa da Rede.

O Programa foi concebido como uma oportunidade de oferecer subsídios à reflexão crítica das finalidades educativas e à gestão das Instituições. Suas características respondem às políticas e metas estabelecidas pelas Diretrizes da Educação Nacional e estão amparadas pelos objetivos, princípios e indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

O PROAVI acontece anualmente e tem por objetivo geral constituir uma base de dados e informações decorrentes de processos avaliativos para subsidiar as Instituições que integram a Rede La Salle de Educação Superior no alcance de seus objetivos acadêmicos, na melhoria de suas atuações pedagógicas, na eficiência e eficácia administrativa e nos resultados que promovam a sustentabilidade financeira, como forma de consolidar o acompanhamento regular e sistemático de preservação e aprimoramento da Missão Educativa da Rede.

  1. RELATÓRIO DE RESULTADOS - PROAVI 2016
  2. HISTÓRICO DE RESULTADOS - PROAVI 2022
  3. RESULTADOS - PROAVI 2022

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