Menu

Sobre o Congresso Amazônico de Iniciação Científica - Caic

A pesquisa permite o desenvolvimento de habilidades cognitivas, humanas e técnicas, onde docentes e discentes ensinam e aprendem com as interações entre o fenômeno e suas relações com a sociedade.

Recordamos que a região amazônica é a menina dos olhos da comunidade internacional. O mundo volta seu olhar para este ambiente de dimensões superlativas: diversidade biológica, étnica e cultural; fontes ainda não exploradas de recursos econômicos; distâncias entre povoados; séculos de estudos e pouca integração. A responsabilidade de preservá-la para as futuras gerações está em nossas mãos. Para isso precisamos conhecer a sua riqueza, diversidade, assim como os desafios que se apresentam.

Como dito por Paulo Freire “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses quefazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade. ”

Caminhar, navegar, voar, viajar, entender, se adaptar, transformar pelos espaços de saber e de cultura de cada um dos rios da Amazônia é um dos maiores desafios para a criatividade humana. Os rios que conectam ecossistemas e populações humanas são a origem, o meio e o destino do conhecimento construído por muitos cientistas ao longo dos anos.

Venha, caminhemos, naveguemos juntos por estes rios de conhecimento!

Mais Informações

Entre em Contato