Menu

Sobre o Prouni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

Como funciona?

Para concorrer a uma bolsa de estudo do ProUni o candidato deve ter realizado a última edição do ENEM , obter a nota mínima de 450 pontos nesse exame (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais), estabelecida pelo MEC. Para se candidatar é preciso que o estudante tenha renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio e cumpra um dos pré requisitos do programa.

Quais são os pré-requisitos?

Ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição, ou ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou ser pessoa com deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Qual o prazo de utilização e percentual da Bolsa Prouni?

O prazo para integralização do curso é de até duas vezes o período do curso. No caso de bolsa concedida para curso e IES na qual o estudante beneficiário já estiver matriculado, será deduzido do prazo referido no caput o período por este cursado anteriormente à concessão da bolsa. Para saber a quantidade de semestres disponíveis de utilização é necessário diminuir o número de semestres cursados ou suspensos. 

A Faculdade La Salle oferece Bolsa Integral para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio e Bolsa Parcial para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Transferência Interna de Curso - Conforme Manual, o bolsista do Prouni poderá transferir a utilização da sua bolsa de estudo para outro curso afim e, ainda, que para turno, campus ou mesmo outra instituição de ensino.

Informações Importantes:

  1. Documentação Necessária do Prouni
  2. Cronograma
  3. Acesse o site do Prouni para saber mais

Entre em Contato