Na assembleia das ferramentas um aponta o erro do outro. O martelo é acusado de golpear todos, o parafuso de dar muitas voltas para atingir seu objetivo, a lixa de ser áspera com os demais, o metro de medir os colegas segundo a sua medida. Mas depois de o marceneiro construir com todas as ferramentas unidas uma bela mesa, elas percebem que não devem apontar os erros inerentes a qualquer uma delas, mas olhar para as qualidades. A parábola foi contada pelo reitor do Unilasalle-RJ, Irmão Jardelino Menegat, na tarde desta sexta-feira, dia 18, durante celebração para exaltar a parceria dos funcionários.

“Basta observar no nosso entorno, quando uma pessoa aponta os defeitos de outra a situação fica tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes do outro florescem as melhores conquistas humanas. Encontrar qualidades é para os sábios”, comparou o Irmão relacionando em seguida a parábola com a realidade.

“Essa é uma forma de agradecermos a cada um de vocês pelo esforço de nós irmos adequando a nossa casa. Neste período com relações humanas, políticas e econômicas esfaceladas nós precisamos fazer a assembleia e reconhecer que cada um é importante, mesmo que seja uma pequena parte do todo. Cada um pode ser o maestro desta instituição no local onde atua”, concluiu.

Antes das palavras acolhedoras, os funcionários viveram um momento de emoção. A leitura do Evangelho de São Lucas, com a parábola do Filho Pródigo, foi seguida de um convite de Livia Ribeiro, coordenadora do Núcleo de Ação Comunitária: com a “Música da Vida” (Paulo Petry, fsc) ao fundo, e menções a São Batista de La Salle na letra, todos foram chamados a distribuir abraços entre si. “Nós acreditamos que podemos produzir transformações no que sentimos desta forma. Que possamos estimular a cultura do abraço”, instigou ela.

Com a proximidade da Páscoa, a reunião da equipe do centro universitário também serviu como um momento de preparação para o grande festejo da Igreja Católica. “Estamos próximos de mais uma Semana Santa. Ela será tanto mais santa quanto nós a fizermos santa por nossas atitudes e bons propósitos. Que haja o doce sorriso daqueles que te amam”, desejou o reitor.

INAUGURAÇÕES

O encontro também foi marcado por diversas inaugurações, a primeira delas e a com mais significado, foi realizada no hall de entrada do instituto. A estátua do fundador São João Batista de La Salle foi apresentada pela primeira vez. Ao invés de descerramento de faixa, no entanto, foi realizada uma foto com todo o grupo.

De lá, os funcionários se dirigiram ao local da nova lanchonete. Entre um ponto e outro, eles puderam andar pelo nosso caminho cultural, a Galeria La Salle, apreciando a atual exposição, “Sensações: Espaço-tempo-estilo”. Já no quinto andar, o chef Vicente Maia explicou o cardápio do novo espaço que funcionará como panificadora e crepperia. A previsão é que a lanchonete comece a funcionar a partir do dia 15 de maio, uma data marcante para o Unilasalle-RJ, quando é revivido o legado de La Salle.

Após receber bombons e uma mensagem, os servidores administrativos conheceram a nova Sala dos Conselhos, no oitavo andar. Na próxima semana uma reunião com coordenadores já irá abrir os trabalhos na área. Por fim, a confraternização ficou mais saborosa com um lanche preparado pelos chefs sob comando de Vicente Maia.