09/03/2018 - 11:13
Head do Google aborda inovação em palestra no Unilasalle-RJ

A parceria entre Unilasalle-RJ e Google pende do teto, em forma de mobiles, se encontra no painel de fotos da Acolhida, nos elevadores com diferentes paisagens do mundo, para mostrar a conexão possível a partir da tecnologia, está nos uniformes dos funcionários e também é a razão por trás do Google Day. Esse foi o nome dado à última terça-feira, 6 de março, quando o centro universitário recebeu Rodrigo Vale, head do Google for Education para universidades do Brasil. A noite era de Aula Magna para os discentes e teve como foco a inovação.

“O Unilasalle-RJ é uma das primeiras IES do Brasil e do estado a utilizar esta ferramenta com mais de 80 milhões de usuários”, declarou Vale, para, em seguida, se voltar aos estudantes: “Vocês têm uma oportunidade única aqui na La Salle, porque o papel do Google como empresa é fomentar as universidades do país, para que elas cheguem no nível que a La Salle de Niterói está, falando de metodologias ativas, fazendo com que vocês trabalhem trocando informação, percebendo que a verdade é um consenso que é construído no diálogo”.

Citando pesquisa realizada em 2016 pelo Google junto do Gartner Group (empresa de consultoria com sede em Connecticut, Estados Unidos), Rodrigo Vale revelou ainda que para os CEOS das principais empresas a nível mundial, as habilidades buscadas nos profissionais atuais são “a capacidade de resolverem problemas, dos quais não se sabe a solução, a partir de comunicação e trabalho em equipe, três realidades que a La Salle oferece para vocês”.

Como lembrou o professor Alex Salgado, essa preocupação com modelos de aula diferenciados, responsáveis por permitir ao aluno “sair da caixinha”, não é de hoje. O coordenador do projeto Google for Education no Unilasalle-RJ citou diferentes apostas antigas da instituição, em que novas formas de aprendizagem são o foco. Entre elas, estão a sala de Júri Simulado, na qual os graduandos vivem a experiência do tribunal, o Laboratório de Ensino e Aprendizagem, com futuros pedagogos aprendendo por protótipos, a mão na massa da Ação Comunitária e do Projeto Rondon, as viagens do Projeto de Liderança Global, as atividades no Centro Tecnológico, e o curso de Arquitetura e Urbanismo, que já começou com impressora 3D.

“Nosso grande desafio é criar ainda mais possibilidades aos nossos alunos”, atestou Salgado, “E agora elas se apresentam a nós a partir da parceria com o Google for Education. É muito mais do que uma conta por e-mail. Por exemplo, nas novas salas que estão sendo construídas, um aluno de RI pode chamar no Hangout outro da La Salle nos Estados Unidos e eles interagem online, ou o professor de História leva sua turma para visita técnica, usa uma câmera 360º e, depois, quem não foi pode explorar em detalhes com óculos de realidade virtual”.

Todas as perspectivas são abertas por plataforma que surgiu a partir de uma vontade do Google em investir no ensino, uma prova é o fato dela ser oferecida gratuitamente aos professores. O mesmo intuito faz parte do objetivo do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, já que, segundo o reitor Irmão Jardelino Menegat, “nossa instituição pode contribuir para que a educação brasileira seja melhor. Queremos ser grandes em qualidade e isso começa pelo trabalho de cada um de nós”.

E também por que não com uma dose de devaneio? O conselho veio de Rodrigo Vale. “O Google tem uma regra interessante”, relatou, “Setenta por cento de todo o recurso que a empresa tem precisa ser investido em projetos que já trazem muito dinheiro. Outros 20% precisam ser aplicados em projetos que tem alto potencial de retorno. Já 10% tem que ser investidos em coisas loucas e selvagens, são exatamente essas as palavras. A empresa só contrata pessoas que acordam querendo construir uma nave especial, que desafiam o impossível”. Menegat aprovou, e deixou um recado no encerramento do Google Day: “Precisamos ter algo disso que ele nos apresenta para sermos inovadores, desafiadores e sermos diferentes. Não tenham medo de anunciar ideias novas na sala de aula ou mesmo à reitoria. Nem sempre é possível aproveitar totalmente, mas muitas sugestões nos ajudam a crescer”.

Alunos contemplados pelo sorteio de prêmios (convites para shows oferecidos pelo parceiro Itabus):

Por Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ

Fotos de Beatriz Siqueira, Fernando Talask, Ricardo Lima e Ronaldo Gismondi

Confira a galeria de fotos e vídeos