E quem disse que o frio e chuva afastariam os acadêmicos de uma manhã de preparação para o Enade? Os laboratórios do terceiro andar do prédio 1 foram tomados pelos alunos da área de Saúde e Qualidade de Vida que encaram pela segunda vez a prova simulada a fim de se preparem e garantirem o bom desempenho no dia 20/11.

Acadêmicos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição foram recebidos pelo coordenador do Enade no Unilasalle, Prof. Me. Augusto Niche, pelo coordenador da área de Saúde e Qualidade de Vida, Prof. Me. Henrique Güths, além de seus coordenadores de curso e professores que orientaram sobre a atividade e ficaram à disposição durante todo o tempo de prova. Além da prova de conhecimentos gerais e específicos, os acadêmicos preencheram também o formulário socioeconômico, instrumento de preenchimento obrigatório para os alunos concluintes que farão a prova do Enade. De acordo com Niche, o preenchimento deste formulário é tão importante quanto a prova e, por isso, deve ser realizado com atenção. O coordenador da Fisioterapia, Prof. Me. Christian Coronel destacou que outras ações estão sendo desenvolvidas para a preparação dos alunos e que este também é um momento de autoconhecimento: “Aproveitem para, a partir das questões, indagar os professores em sala de aula sobre os temas, tirem proveito disso”.

Acadêmicos da saúde mais preparados para a prova em novembro

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um exame instituído pelo MEC que avalia o progresso dos estudantes do ensino superior e a sua nota é um dos critérios mais importantes e que mais contam pontos para qualificar os cursos e a instituição de ensino. No Unilasalle, cerca de 200 alunos deverão fazer a prova em novembro. Mas até lá diversas atividades de preparação irão acontecer. Entre elas o Simulado Enade.

As alunas Gisele Keler da Rosa, Viviana Matos e Luciane Rodrigues, de Enfermagem, estiveram entre o grupo de acadêmicos que realizou o simulado na manhã deste sábado, dia 20/08, e mesmo já tendo realizado a primeira edição da atividade, afirmaram que o esforço vale a pena. “É válido para treinarmos nosso raciocínio para não sermos pegos de surpresa no dia da prova”, afirmou Gisele. “Pra mim o primeiro simulado serviu para acalmar os ânimos. Eu fazia do Enade um bicho de sete cabeças e agora estou bem mais segura”, completou Viviana.

Participantes podem conferir sua inscrição no site do Inep

Desde o último dia 12 acontece o período de verificação dos dados cadastrados pelas instituições de educação superior (IES) no Enade de 2016. Cabe aos próprios estudantes conferirem suas respectivas informações e, se necessário, solicitarem, até 21 de agosto, retificação diretamente à instituição de ensino responsável por sua inscrição.

O Enade 2016 é obrigatório para concluintes de bacharelado (agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia) com expectativa de conclusão até julho de 2017 de cursos nas áreas avaliadas ou que já tenham concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição.

Também serão avaliados, nessa edição do Exame, estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2016 ou que tenham cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de retificações (31/08/2016).