Com o objetivo de superar a violência, o preconceito e a discriminação, e ainda promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas Instituições de Ensino Superior, o Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura, da Paz e dos Direitos Humanos, do Ministério da Educação, chega à Universidade La Salle, que foi sede na noite desta quarta-feira, dia 28/06, do lançamento Estadual do projeto. No Rio Grande do Sul são onze instituições de ensino parcerias. Essa é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos no ensino superior.

A Universidade La Salle aderiu ao compromisso em novembro de 2016 e desde então passou a mapear as ações que pudessem fazer parte desse universo. Foi nesse instante que se percebeu que muitas ações envolvendo o tema já eram realizadas. Foi o que contou a Coordenadora do Comitê Gestor do pacto na Universidade La Salle, a Profª Drª. Tatiana Vargas Maia durante o evento de lançamento. Ela também falou do quanto o pacto se enquadra na visão institucional da Universidade e destacou ações que reforçam isso, como a as propostas de inclusão da temática no processo de formação continuada de docentes e a atuação da Instituição no Comitê Gaúcho Impulsor do movimento #ElesporElas.

O reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, falou do compromisso da Universidade como Instituição comunitária em olhar para seu entorno e interferir no que nos incomoda. “Nós, como instituição comunitária, não podemos ficar inertes aos problemas sociais. Só assim tornaremos o mundo melhor para nós e para as próximas gerações”. Ele também contou sobre a experiência que o espera, acompanhado do Vice-reitor, Prof. Dr. Cledes Casagrande na próxima semana. Eles irão para Israel participar de Congresso da Cátedra das Escolas a convite do Papa Francisco e irão apresentar o projeto do trabalho com cooperativas de reciclagem realizado pela Universidade.

Uma das principais presenças no evento foi a Coordenadora-Geral de Direitos Humanos do Ministério da Educação, Patrícia Mollo que parabenizou a iniciativa da Universidade de convidar representantes estaduais e municipais para o lançamento, uma vez que eles são os principais responsáveis por entender as demandas da sua região e falou sobre algumas características do pacto, entre elas uma que pode ser observada na instituição canoense, que é a adesão e propriedade por parte de seus dirigentes, que legitima o discurso na prática.

Também fizeram parte da mesa o Secretário adjunto e Diretor geral da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do estado do Rio Grande do Sul, Darci Lauermann; a futura Diretora do departamento Pedagógico da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Sônia Rosa; e o Secretário de Educação do Município de Canoas, José de Jesus D’Ávila.

O evento foi encerrado com a palestra do Prof. Dr. Antônio Carlos Wolkmer sobre “Direitos Humanos como projeto de sociedade”. Em sua fala, o professor falou sobre o conceito de Direitos Humanos, que não devem ser confundidos com direitos fundamentais e trouxe argumentos históricos para embasar a ideia de que o conceito de Direitos Humanos contemporâneo tem origem nas lutas de resistência de povo originários e, por isso, não se deve apenas deter o conceito a manifestos oficiais e sim ao contexto que sempre evolve resistência e luta daqueles que são marginalizados.

Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos

O “Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos” é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos no ensino superior.

Aberto à adesão das Instituições de Educação Superior (IES) e de Entidades Apoiadoras (EAs), a iniciativa será disseminada para mais de 2.300 instituições de ensino superior do Brasil. No RS aderiram ao pacto as seguintes instituições de ensino: Faculdade Monteiro Lobato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Universidade de Caxias do Sul, Faculdade Anhanguera de Porto Alegre, Faculdade Anhanguera de Passo Fundo, Faculdade Anhanguera do Rio Grande, Universidade Estadual do Rio Grande Do Sul, Sociedade Porvir Cientifico, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Anhanguera de Pelotas e Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul.