Uma ampla programação fez parte da Jornada de Psicologia, realizada na última sexta e sábado, dias 21 e 22/10 e realizado pela área de Saúde e Qualidade de Vida do Unilasalle Canoas. A diversidade de abordagens para o tema “o corpo e suas subjetividades” e o contato dos acadêmicos com os profissionais da área foram os grandes destaques do evento que teve início debatendo a estética do corpo e a relação do adolescente e seu corpo. Após, psicólogos e psicanalistas falaram das marcas do corpo como a tatuagem. Em comum nos discursos dos palestrantes este a leitura da psicanálise das tatuagens e o Prof. Leônidas Taschetto observou “o quão interessante é pensar que ao longo do tempo a tatuagem cumpre diferentes funções, como pertencimento”. O evento teve continuidade com a questão da dor, do autismo e contou com uma abertura oficial à noite. Nela, a Coordenadora do curso de Psicologia, Simone Van Der Halen e as psicanalistas, Katya Araújo, do espaço Criar, e Renata Vives, da Clínica Horizontes, puderam falar da parceria do Unilasalle com as instituições e da importância do evento para o curso. “Eu lembro o dia em que o curso de Psicologia começou no Unilasalle com 19 alunos. Hoje são 430 alunos matriculados, 50 egressos, profissionais que estão deixando suas marcas no mercado”, destacou Simone.

A noite terminou com a palestra de uma advogada, de uma médica e de uma psicóloga sobre a concepção fora do corpo e a adoção de embriões. A advogada, Eliza Cerutti começou falando sobre as diversas razões para a existência das popularmente chamadas arrigas de aluguel, como a gestação tardia, a impossibilidade de engravidar e até mesmo a demanda recente de casas homo afetivos. Para Eliza, o principal problema é a falta de legislação no assunto. Além disso, o debate considerou que o tema compreende âmbitos religiosos, éticos e culturais e o influenciam.

O evento foi encerrado na manhã do sábado, dia 22/10, com mais palestras e apresentações de trabalhos. O evento contou com o apoio do Espaço Criar e da Clínica Horizontes.