A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), promoveu nesta sexta-feira (14/10) mais uma formatura de agentes da Guarda Municipal. A cerimônia ocorreu no Ginásio Vasco da Gama e contou com a presença do Prefeito Alceu Barbosa Velho, do secretário de Segurança Pública e Proteção Social em Exercício, Samuel Ávila, do diretor da Guarda Municipal, Ricardo Fugante Martins, e do representante do Centro Universitário La Salle, Sílvio Denicol Júnior. Na ocasião, foram certificados 10 novos guardas municipais: Alexandre Rech, Bárbara Elen Bernardes, Berenice de Quadros, Diego Gonçalves de Melo, Franky Maikon Dall'Onder, Leonardo Gamarra, Levi Souza da Silva, Paulo José Hofmam Pereira, Roni Santos da Silva e Vilmar Volek.

O Prefeito Alceu Barbosa Velho parabenizou os formandos e salientou os investimentos feitos pela Prefeitura na área da Segurança. "Investimos R$ 5 milhões por ano na Segurança. A nossa Guarda Municipal é referência no Estado e no Brasil. A nossa Administração nomeou 50 novos guardas municipais, valorizando assim o servidor público da área da Segurança. Parabéns, formandos, por mais essa etapa no serviço público. Peço que vocês usem além do uniforme da Guarda Municipal, o uniforme da ética e do profissionalismo. Sei que vocês vão desempenhar a profissão da melhor maneira possível".

São princípios mínimos de atuação da Guarda Municipal a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas; patrulhamento preventivo; compromisso com a evolução social da comunidade; e uso progressivo da força. Sua competência geral é a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município.

Além do cuidado com o patrimônio público, os guardas municipais atuam também na prevenção da violência e no incentivo à cultura da paz, auxiliando projetos e programas das secretarias municipais como a CIPAVE (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar) com a Guarda Escolar, o Caxias da Paz, na Operação Centro Limpo (de combate ao comércio irregular), entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias