Na quinta-feira, dia 09/06, o 2º Painel de Sustentabilidade Corporativa do Unilasalle, levou até o auditório Ir. Arsênio Both os temas Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para debate. O Diretor de Graduação e Assessor de Inovação do Unilasalle, Prof. Dr. Daniel Sperb, deu as boas-vindas em nome da reitoria da instituição. “Desejamos as boas-vindas. Agradecemos a presença de todos e convido-os a conhecerem melhor a nossa casa”, finalizou.

No primeiro momento, Adriano Peixoto Panazzolo, engenheiro civil e representante da STE – Serviços Técnicos de Engenharia S.A., dividiu a mesa com o coordenador e professor dos cursos de Design Gráfico e Design de Produto do Unilasalle, Prof. Me. Fabricio Kipper. A mesa de debate teve como tema “Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade” e como mediadora a colunista de Negócios do Diário de Canoas, Tamires Souza.

Com o laboratório que deve entrar em funcionamento no segundo semestre de 2016, o Laboratório de Fabricação (FabLab), Kipper explicou: “Queremos desenvolver na comunidade o consumo consciente. Desenvolve a empresa e quem está no entorno, além do benefício ambiental, com menor gasto logístico e menos poluentes emitidos”. O FabLab, que integra uma rede mundial de laboratórios, vai funcionar no Unilasalle, com apoio de pesquisa por professores e alunos, e aberto à comunidade. “Teremos linha de desenvolvimento Eco, linha médica em conjunto com as Clínicas Integradas do Unilasalle. É apenas um braço do nosso projeto maior, que é um Centro de Inovação”, concluiu.

Já Adriano Peixoto, levou para a mesa o “InfoAmbiente”, que também mostrou como a tecnologia se transformou em uma ferramenta para ampliar a divulgação de informações técnicas. “Fazemos Gestão Ambiental para atender à legislação ambiental, que tem como objetivo garantir o desenvolvimento com sustentabilidade”, explicou. O projeto visa a minimização dos impactos e a preservação ambiental em harmonia com grandes obras de infraestrutura, o que acaba ganhando espaço no Brasil a Gestão Ambiental de Rodovias.

Logo após aconteceu a segunda mesa de debate, que teve como tema “Indústria como Agende do Desenvolvimento Sustentável”. Na mesa participou o presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes, o vice-presidente de Serviços da Thyssenkrupp Elevadores, Paulo Manfroi e o conselheiro de Administração e Facilitador da Mercur, Jorge Hoelzel Neto. Como mediador, Tiago José Pereira Neto, engenheiro da FIERGS.

No período da manhã de quinta-feira, dia 09/06, houve, também, uma visita orientada ao Sicredi, em Porto Alegre, para que os participantes conhecessem a sustentabilidade na prática. No centro administrativo da empresa, onde circulam mais de duas mil pessoas ao dia, foram implementadas adaptações com vistas à obtenção da Certificação Leed, concedida pelo US Green Building Council, que define padrões de sustentabilidade em construções e planejamento urbano.

Na quarta-feira, dia 08/06, o evento foi marcado pelo tema “Experiências e Trajetórias”, onde egressos do curso de Engenharia Ambiental conversaram com os acadêmicos sobre suas jornadas durante e pós o curso.

Confira aqui as fotos do evento.