O Universos Paralelos tem sido um sucesso a cada edição. E em 2020 não será diferente, porém o evento retorna com muitas novidades e ainda mais atrativo para quem gosta da arte sequencial ou que pesquisa sobre o assunto. A 4ª edição ocorrerá nos dias 15,16 e 17 de junho de 2020 na Universidade La Salle e as inscrições para participar como ouvinte ou apresentador de trabalho começam em março do ano que vem.

A partir desta próxima edição o Universos se torna um evento de cunho científico, reunindo pesquisadores, acadêmicos e docentes para discutir, partilhar e aprofundar conhecimentos a respeito da arte sequencial (histórias em quadrinhos) enquanto campo de pesquisa, linguagem cultural e objeto didático-pedagógico.

Serão promovidas conferências, comunicações de pesquisa em grupos de trabalho e oficinas criativas que, a partir de temáticas da cultura pop articulem possibilidades de mediação cultural entre arte/cultura e ação pedagógica formal.

Proposição de Grupos de Trabalhos

Para aqueles que pretendem propor GTs, estão abertas as inscrições até dia 15 de fevereiro de 2020. Basta enviar o Título do GT, um breve resumo, nome e contato do responsável.

1. Formulário para proposição de GTs

Quais as novidades?

Ao se tornar um evento acadêmico e dinamizar a formação de grupos de trabalho, o Universos Paralelos passa a acolher comunicações e publicar pesquisas a respeito de cultura pop, contribuindo mais ainda para a formação permanente de professores e para a dinamização de pesquisas a partir do PPGs em Memória Social e Bens Culturais e do PPG em Educação da Universidade La Salle. Além disso, o evento acolherá pesquisadores e pesquisadoras de diversas instituições que contribuíram com sua partilha de experiências para a formação pedagógica de nossa comunidade.

De acordo com a organização, o objetivo deste novo formato é contribuir para o desenvolvimento científico e de processos educacionais significativos, integrais e integradores fomentando práticas de mediação cultural que integrem linguagens artísticas e midiáticas a efetivas ações pedagógicas de ensino e aprendizagem em âmbito multi e interdisciplinar.