Em 480 a.C. dois povos se enfrentavam na Batalha das Termópilas, durante a Segunda Guerra Médica. De um lado, os mil integrantes da tropa persa, que buscavam conquistar Atenas. Do outro, 300 espartanos, a força mais temida à época, resistente ao Exército em número muito superior. Símbolo de bravura, o espartano estampa a logo de uma nova Atlética do Unilasalle-RJ, a do curso de Relações Internacionais.

“Os pioneiros de RI na La Salle escolheram os espartanos para representar o curso porque foram os gregos que fundaram as primeiras cidades-estados, base de toda a civilização atual. Também foram eles a idealizar as Olimpíadas. Unindo as características, optamos por esta imagem forte do guerreiro”, explica Johan Braz. O discente, de 19 anos, está no 2º período da graduação e é o presidente da Atlética. Partiu dele o movimento de passar de sala em sala no início do semestre para lançar a ideia aos futuros internacionalistas.

A faísca veio da necessidade de uma maior integração entre os estudantes: “A Atlética não é só para atletas, esta é a nossa mensagem. Quem não gosta de esporte pode ir ao treino para bater papo, trocar ideias, socializar. O objetivo é juntar os alunos de Relações Internacionais, extravasar o estresse”. Com três semanas de existência, Braz já reuniu 22 participantes ativos, com o time de futsal masculino fechado e o feminino, na mesma modalidade, em formação. O grupo conseguiu uma parceria com o Colégio La Salle Abel, onde aluga quadra para treinos gratuitamente. Por enquanto, um ajuda o outro a se preparar, mas o projeto é conseguir arrecadar o dinheiro necessário para a contratação do técnico. “Um dos alunos foi profissional no futebol de salão, jogou na Rússia, Estados Unidos, mas deixou as competições oficiais pelo Brasil por ter se lesionado. Ele tem muito conhecimento e nos ajuda nas primeiras preparações”, conta o presidente.

Entre os planos para a Atlética, estão também a abertura de times no vôlei, handball e basquete, além da participação nas partidas que reúnem graduandos de variadas instituições. O grande sonho é estar nos Jogos Universitários de Relações Internacionais. Em dezembro, a edição será em São Paulo, mas, pela proximidade da data e a receita ainda insuficiente para arcar com a viagem, a participação precisará ser adiada para 2017. A notícia, no entanto, não desanima os internacionalistas. Com pouco tempo de estrada, a Atlética já tem suas conquistas, como uniforme, logomarca e produtos (canecas, casacos, bonés), vendidos junto a rifas para a arrecadação de dinheiro.

No processo de consolidação, Braz lembra a importância do apoio daqueles que já trilharam o mesmo caminho. “Poder contar com as outras Atléticas do Unilasalle-RJ é fundamental”, avalia, “Todas foram muito receptivas, especialmente a de Engenharia. Além dos conselhos, eles podem nos emprestar, por exemplo, a bateria, o coração da torcida, responsável por levantar os atletas, e necessária nos jogos”. E nesta brincadeira séria, tem espaço para os professores? “Claro! Eles treinam, jogam bola, vão nos churrascos, dão hora extra para quem participa. Está lindo o movimento”, conclui Johan Braz, convidando todos os interessados a juntarem-se aos espartanos da La Salle.