Menu

Centro universitário lança sua 11ª graduação em encontro remoto reunindo coordenador, professoras e futuros alunos

“Este é um diferencial muito grande do Unilasalle-RJ: o acolhimento, a visão do humano. E visão do humano é Psicologia”. As palavras de Paula Tavares revelam. Revelam a razão de, a cada ano, as redes sociais do centro universitário receberem novas mensagens perguntando sobre o curso de Psicologia. Revelam o motivo pelo qual a instituição chega à sua maturidade, aos 18 anos de história, criando mais uma graduação: são 11 no total agora. Revelam o cuidado na escrita do planejamento pedagógico, a atenção a cada detalhe em 2019 para conseguir a liberação junto ao Ministério da Educação. Revelam o que é o segredo da busca por uma trajetória bem-sucedida para o curso e para os alunos. Se o Unilasalle-RJ é humano, como constata a professora que integra a casa desde 2004 e também como constatam docentes recém-chegados, estava mais do que na hora de formar bacharéis em Psicologia, profissionais que se voltam para o ser humano. No dia 14 de julho de 2020, o Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro explicou por que Psicologia é no Unilasalle.

Foi naquela terça-feira que a instituição lançou a sua nova graduação, em videochamada no Google Meet. Os desafios do tempo em que o remoto ainda precisa ser realidade, não impediram que o coordenador de Psicologia, professor Luis Antônio Monteiro Campos, e sete docentes pudessem apresentar o que preparam para o segundo semestre e para os seguintes. O curso terá início em 2020.2, com a abertura de turmas em dois turnos: manhã e noite. Inicialmente, por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), ele será presencial mediado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação, o que significa que será mantida a estrutura do projeto pedagógico proposto para o modo presencial, mas haverá apresentação do conteúdo por meio de plataformas como o Google Meet e o Google Classroom.


A partir do próximo semestre, serão 5 anos, ou 4.000 horas, unindo teoria e prática, cientificidade e práxis profissional, para formação generalista robusta, como explicou Campos: “No Brasil, o que se prioriza na formação em Psicologia é que tenhamos, por meio da graduação, a possibilidade de atuar em diversas áreas. Apesar de majoritariamente os interessados em cursar Psicologia queiram clinicar, há outras esferas, como a Psicologia em grupo, no esporte, no trânsito, na área da saúde, na área ambiental, na área organizacional. A formação generalista não significa que o profissional não seja bom especificamente em algum desses campos, mas sim que ele terá competências e habilidades para assumir qualquer função, podendo ainda se especializar futuramente”.


O curso de Psicologia do Unilasalle-RJ é generalista, mas contempla o que o coordenador sintetiza como três ênfases: a Psicologia Clínica, “esse cuidado, esse ouvir o outro, tão procurado”; a Psicologia da Saúde, “uma das áreas que mais se desenvolve, com possibilidade de atuação nos Centros e Núcleos de Atenção Psicossocial, nos hospitais”; além da Psicologia Organizacional e do Trabalho, “Niterói tem potencialidade nessa área por muitas empresas estarem localizadas no município”. Para guiar os futuros bacharéis no percurso de aprendizado por essas e outras abordagens, o curso conta com docentes que aliam a ciência e a prática profissional em suas carreiras. O próprio Luis Antônio Campos é um exemplo dessa afirmação. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenador do mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis, além de professor da PUC-RIO, ele possui duas décadas de experiência no mercado, oito deles como diretor de unidade de saúde, sendo atualmente psicólogo licenciado da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias.

  1. Acesse o Currículo Lattes de Luis Antônio Campos

Um pé na Academia e outro no mercado de trabalho. Isso elas têm. No dia 14, sete professoras e psicólogas uniram-se a Campos para apresentar um pouco de suas carreiras e antecipar o que abordarão em suas disciplinas. Conheça abaixo Ana Cristina, Andrea, Cristiane, Jesiane, Patrícia e Paula:

Durante a sucessão de depoimentos, comentários surgiam e logo desapareciam da tela, mas ficavam registrados no chat. Lá, Thamyres de Souza escreveu: “Tenho só 19 anos e ainda estou prestando vestibular, pesquisando sobre o curso de Psicologia. Assistir a essa live me ajudou bastante. Parabéns a todos, eu estou encantada com o curso”. Thamyres se prepara para o Ensino Superior, etapa pela qual Juliana Baptista já passou. Atualmente ela é aluna da Pós-graduação em Clínica Psicanalítica do Unilasalle-RJ. E fez questão de homenagear duas das docentes que falaram naquela tarde. “Na minha formação como psicóloga, tive o prazer e a honra de ter a Patrícia Pacheco e a Paula Tavares como professoras. Bateu saudades dessas aulas maravilhosas”, atestou, deixando em seguida um recado: “Tenho certeza que os alunos dessa graduação vão ficar encantados com o corpo docente. Parabéns ao Unilasalle!”. Telma Tietre, por sua vez, fez menção a Luis Antônio Campos, com quem teve a oportunidade de conviver profissionalmente em outra instituição de ensino. “Além de ser um profissional extremamente competente e dedicado (pude contemplar o quanto conduzia aquele curso de Psicologia com maestria), é um ser humano excepcional”, constatou Telma.

Entre as mensagens, elogios também à infraestrutura preparada para a nova graduação. Após Campos exibir as imagens dos laboratórios, Jenniffer Braga quis se formar uma segunda vez, assim como Lucia Calixto: “Fiquei com vontade de fazer novamente a Psicologia, com todos esses equipamentos e possibilidades de aprendizado”. Conheça abaixo alguns dos espaços de prática do curso de Psicologia no Unilasalle-RJ:

INFRAESTRUTURA

Inovação. Ela emerge dos laboratórios do centro universitário por meio do trabalho de alunos e professores. Tradição. Ela está no legado a que a comunidade educativa dá seguimento. Para o reitor do Unilasalle-RJ, Irmão Jardelino Menegat, essa é a combinação que proporciona um relevante impulso inicial à Psicologia na IES. “Nós fazemos parte de uma Rede mais ampla que agrega cinco instituições de Ensino Superior no Brasil e 72 no mundo, mais de 58 escolas de Educação no país, e 1.200 no mundo. Junto de outras casas, o Unilasalle-RJ soma uma experiência em nível internacional de 340 anos enquanto Rede educativa. Toda essa vivência, aqui no Brasil mais de 100 anos, nos dá credibilidade e segurança para apresentarmos o novo curso de Psicologia. Tradição aliada à inovação sempre fez parte da história da Rede La Salle. Gratidão ao passado, ao presente muita dedicação para construirmos um futuro de esperança”, frisou Menegat, sem deixar de, assim como todos, lembrar do caráter humano do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro: “A nossa instituição quer acolher, cuidar, respeitar e valorizar”.

  1. VENHA ESTUDAR PSICOLOGIA NO UNILASALLE-RJ

Por Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ

Entre em Contato