- Centro universitário lança sua 11ª graduação em encontro remoto reunindo coordenador, professoras e futuros alunos
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“Este é um diferencial muito grande do Unilasalle-RJ: o acolhimento, a visão do humano. E visão do humano é Psicologia”. As palavras de Paula Tavares revelam. Revelam a razão de, a cada ano, as redes sociais do centro universitário receberem novas mensagens perguntando sobre o curso de Psicologia. Revelam o motivo pelo qual a instituição chega à sua maturidade, aos 18 anos de história, criando mais uma graduação: são 11 no total agora. Revelam o cuidado na escrita do planejamento pedagógico, a atenção a cada detalhe em 2019 para conseguir a liberação junto ao Ministério da Educação. Revelam o que é o segredo da busca por uma trajetória bem-sucedida para o curso e para os alunos. Se o Unilasalle-RJ é humano, como constata a professora que integra a casa desde 2004 e também como constatam docentes recém-chegados, estava mais do que na hora de formar bacharéis em Psicologia, profissionais que se voltam para o ser humano. No dia 14 de julho de 2020, o Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro explicou por que Psicologia é no Unilasalle.
Foi naquela terça-feira que a instituição lançou a sua nova graduação, em videochamada no Google Meet. Os desafios do tempo em que o remoto ainda precisa ser realidade, não impediram que o coordenador de Psicologia, professor Luis Antônio Monteiro Campos, e sete docentes pudessem apresentar o que preparam para o segundo semestre e para os seguintes. O curso terá início em 2020.2, com a abertura de turmas em dois turnos: manhã e noite. Inicialmente, por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), ele será presencial mediado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação, o que significa que será mantida a estrutura do projeto pedagógico proposto para o modo presencial, mas haverá apresentação do conteúdo por meio de plataformas como o Google Meet e o Google Classroom.
A partir do próximo semestre, serão 5 anos, ou 4.000 horas, unindo teoria e prática, cientificidade e práxis profissional, para formação generalista robusta, como explicou Campos: “No Brasil, o que se prioriza na formação em Psicologia é que tenhamos, por meio da graduação, a possibilidade de atuar em diversas áreas. Apesar de majoritariamente os interessados em cursar Psicologia queiram clinicar, há outras esferas, como a Psicologia em grupo, no esporte, no trânsito, na área da saúde, na área ambiental, na área organizacional. A formação generalista não significa que o profissional não seja bom especificamente em algum desses campos, mas sim que ele terá competências e habilidades para assumir qualquer função, podendo ainda se especializar futuramente”.
O curso de Psicologia do Unilasalle-RJ é generalista, mas contempla o que o coordenador sintetiza como três ênfases: a Psicologia Clínica, “esse cuidado, esse ouvir o outro, tão procurado”; a Psicologia da Saúde, “uma das áreas que mais se desenvolve, com possibilidade de atuação nos Centros e Núcleos de Atenção Psicossocial, nos hospitais”; além da Psicologia Organizacional e do Trabalho, “Niterói tem potencialidade nessa área por muitas empresas estarem localizadas no município”. Para guiar os futuros bacharéis no percurso de aprendizado por essas e outras abordagens, o curso conta com docentes que aliam a ciência e a prática profissional em suas carreiras. O próprio Luis Antônio Campos é um exemplo dessa afirmação. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenador do mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis, além de professor da PUC-RIO, ele possui duas décadas de experiência no mercado, oito deles como diretor de unidade de saúde, sendo atualmente psicólogo licenciado da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias.
Um pé na Academia e outro no mercado de trabalho. Isso elas têm. No dia 14, sete professoras e psicólogas uniram-se a Campos para apresentar um pouco de suas carreiras e antecipar o que abordarão em suas disciplinas. Conheça abaixo Ana Cristina, Andrea, Cristiane, Jesiane, Patrícia e Paula:
22 anos de experiência profissional / 12 anos de experiência no Ensino Superior
“Vou estar com vocês nas aulas sobre Saúde Mental (disciplina do 5º período). Na década de 1990, fiz minha residência no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba e desde então acompanho toda a mudança que vem ocorrendo na Psicologia. É uma profissão de paixão e amor. Nós nos encantamos, que é a paixão, e temos amor porque encontramos nela desafios e crescimento”.
10 anos de experiência profissional / 22 anos de experiência no Ensino Superior
“Sou psicóloga e neuropsicóloga clínica, sou docente há mais de 20 anos. Atuo nas disciplinas relacionadas a processos básicos, desenvolvimento cognitivo, abordagem cognitivo comportamental. Na neuropsicologia, trabalho com avaliação de adultos e idosos e na área de reabilitação. Estarei no primeiro período do curso com a disciplina Introdução à Neuroanatomia, que serve de base a várias outras disciplinas da grade curricular. Nós vamos entender a articulação entre o sistema nervoso central, o periférico e as manifestações comportamentais dos indivíduos. Será um desafio grande apresentar a neuroanatomia virtualmente, mas já estou pensando em possibilidades e teremos uma caminhada bastante rica”.
13 anos de experiência profissional / 8 anos de experiência no Ensino Superior
“Tenho mestrado e doutorado pela Universidade Federal Fluminense e venho estudando a relação dos humanos com a tecnologia, neste momento mais potencializada ainda e com todas as possibilidades de atuação da Psicologia mediada. Tenho uma especialização em Direitos Humanos e atuação com vítimas de violência, outra área de forte interesse para mim. No Unilasalle-RJ, vou lecionar em disciplinas ligadas à Avaliação Psicológica (4º e 5º períodos) e tenho que dizer que há um laboratório maravilhoso no centro universitário, superatualizado. Tive um impacto assim que conheci. A experiência universitária passa pela aprendizagem, mas também pela transformação pessoal, e desde a recepção, quando cheguei na instituição, fui bem recebida e me deparei com a estrutura. Naquele momento, tive a certeza de que os alunos poderão encontrar uma experiência de formação universitária que vai além do profissional”.
13 anos de experiência profissional / 13 anos de experiência no Ensino Superior
“Sou mestre e doutora em Psicologia pela UFRJ e é um prazer muito grande fazer parte desse corpo docente, junto de profissionais que foram meus professores na graduação. A disciplina que ministro é Psicodiagnóstico (4º período). Nela nós vamos aprender um pouquinho mais sobre Avaliação Psicológica na prática clínica, que é um dos tipos de avaliação, pois a temos em outros contextos, como na área organizacional, na orientação profissional”.
28 anos de experiência profissional / 23 anos de experiência no Ensino Superior
“Sou doutora em Psicologia e tenho pós-graduação em Arte Terapia e pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental, que foi minha ênfase também no doutorado, junto da minha área de Habilidades Sociais. Possuo aí uma longa caminhada na área, e para mim falar de Psicologia é absolutamente apaixonante. Acho que poderíamos lançar o desafio de alguém nos apontar uma ciência com a qual a Psicologia não faça interface. Como já foi dito, onde há seres humanos, há a Psicologia. Somos uma ciência e uma profissão, para fazer referência ao título do nosso encontro de hoje; somos voltados à qualidade de vida. No primeiro período, acompanharei vocês na disciplina História da Psicologia. Quando tento me compreender, eu preciso olhar para a minha história. Da mesma forma, quando tento compreender como a Psicologia alcançou o estágio em que está atualmente, preciso olhar para a história. A história se relaciona com todos os desdobramentos que a Psicologia tomou, nos explica como ela se desenvolveu até chegar à ciência fantástica que é hoje”.
5 anos de experiência profissional / 18 anos de experiência no Ensino Superior
“Esse é um curso muito aguardo por mim, que sou professora da casa há 16 anos. Eu sou engenheira eletrônica, comecei nessa área antes da Psicologia, então cheguei ao Unilasalle-RJ lá atrás para coordenar a licenciatura de Computação. Eu fiz um mestrado em Informática na Educação, mas procurando as disciplinas ligadas à Psicologia, porque é a minha paixão. A transformação ao longo da vida tem tudo a ver com essa carreira, que vai estudar nossas motivações, nossas percepções: como eu enxergava o mundo na época que escolhi Engenharia e como enxergo hoje. No primeiro período, falarei exatamente sobre percepção, na disciplina Processos Básicos I. Há modos de enxergar, não há um certo ou um errado, nem certezas. É muito importante para Psicologia essa noção de que não existe um olhar, existem vários olhares, o que nos faz quebrar determinados paradigmas e ter uma visão do outro diferente, a partir de um lugar novo”.
15 anos de experiência profissional / 20 anos de experiência no Ensino Superior
“A nossa instituição sonha há muito tempo com este curso. Talvez seja repetitivo dizer isso, mas ele foi gerado com muito carinho. Eu sou professora do Unilasalle-RJ desde 2015, no curso de Administração, e sem falsa demagogia, nos meus 20 anos de Ensino Superior, nunca trabalhei em uma instituição como esta. É um lugar que tem o diferencial da humanidade, do respeito a valores que são caros aos seres humanos, são caros à sustentabilidade, a uma sociedade mais justa. Isso se reflete em nosso convívio. Quando você tem pessoas trabalhando em um ambiente saudável, onde elas se sentem em sintonia com os valores pregados nesse lugar, isso acaba se refletindo na forma como ensinamos, aprendemos e trabalhamos. Eu sou psicóloga, com doutorado em Psicologia Social e a disciplina que dou no primeiro período do curso é Fundamentos da Antropologia e da Sociologia. Existe a psiquê humana, o comportamento humano, mas dentro de um contexto histórico. Fazemos parte de uma cultura, que permanece, mas também se transforma. Como somos afetados por ela? Como produzimos cultura? Que parte da cultura queremos manter e o que queremos transformar? Essas perguntas nos vêm do ponto de vista da Antropologia, que vai nos falar muito sobre empatia, mas também sobre olhar para o outro com um olhar distanciado, que não é frio; antes permite ao psicólogo pensar o sentido daquele comportamento. Do ponto de vista da Sociologia, vamos perceber que é uma ciência que estuda como os seres humanos permanecem unidos. O que torna a sociedade, uma sociedade? É o dinheiro, é a terra, é a tecnologia? Tanto a Antropologia quanto a Sociologia vão nos oferecer um universo de possibilidades com o intuito de produzirmos um sentido para a realidade em que estamos”.
Durante a sucessão de depoimentos, comentários surgiam e logo desapareciam da tela, mas ficavam registrados no chat. Lá, Thamyres de Souza escreveu: “Tenho só 19 anos e ainda estou prestando vestibular, pesquisando sobre o curso de Psicologia. Assistir a essa live me ajudou bastante. Parabéns a todos, eu estou encantada com o curso”. Thamyres se prepara para o Ensino Superior, etapa pela qual Juliana Baptista já passou. Atualmente ela é aluna da Pós-graduação em Clínica Psicanalítica do Unilasalle-RJ. E fez questão de homenagear duas das docentes que falaram naquela tarde. “Na minha formação como psicóloga, tive o prazer e a honra de ter a Patrícia Pacheco e a Paula Tavares como professoras. Bateu saudades dessas aulas maravilhosas”, atestou, deixando em seguida um recado: “Tenho certeza que os alunos dessa graduação vão ficar encantados com o corpo docente. Parabéns ao Unilasalle!”. Telma Tietre, por sua vez, fez menção a Luis Antônio Campos, com quem teve a oportunidade de conviver profissionalmente em outra instituição de ensino. “Além de ser um profissional extremamente competente e dedicado (pude contemplar o quanto conduzia aquele curso de Psicologia com maestria), é um ser humano excepcional”, constatou Telma.
Entre as mensagens, elogios também à infraestrutura preparada para a nova graduação. Após Campos exibir as imagens dos laboratórios, Jenniffer Braga quis se formar uma segunda vez, assim como Lucia Calixto: “Fiquei com vontade de fazer novamente a Psicologia, com todos esses equipamentos e possibilidades de aprendizado”. Conheça abaixo alguns dos espaços de prática do curso de Psicologia no Unilasalle-RJ:
Inovação. Ela emerge dos laboratórios do centro universitário por meio do trabalho de alunos e professores. Tradição. Ela está no legado a que a comunidade educativa dá seguimento. Para o reitor do Unilasalle-RJ, Irmão Jardelino Menegat, essa é a combinação que proporciona um relevante impulso inicial à Psicologia na IES. “Nós fazemos parte de uma Rede mais ampla que agrega cinco instituições de Ensino Superior no Brasil e 72 no mundo, mais de 58 escolas de Educação no país, e 1.200 no mundo. Junto de outras casas, o Unilasalle-RJ soma uma experiência em nível internacional de 340 anos enquanto Rede educativa. Toda essa vivência, aqui no Brasil mais de 100 anos, nos dá credibilidade e segurança para apresentarmos o novo curso de Psicologia. Tradição aliada à inovação sempre fez parte da história da Rede La Salle. Gratidão ao passado, ao presente muita dedicação para construirmos um futuro de esperança”, frisou Menegat, sem deixar de, assim como todos, lembrar do caráter humano do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro: “A nossa instituição quer acolher, cuidar, respeitar e valorizar”.
Por Luiza Gould
Ascom Unilasalle-RJ