Nove lassalistas vestem a camisa do Projeto Rondon no Mato Grosso

Lassalistas aos risos no banho de balde improvisado, encontros inesperados com integrantes da fauna pantaneira, visita surpresa do Irmão Jardelino Menegat, muitas oficinas ministradas e trocas inesquecíveis. Neste Diário de Bordo, a professora Suenne Righetti traz o seu relato sobre a Operação Bororos, realizada em julho deste ano no Mato Grosso. No projeto do Ministério da Defesa, universitários propõem soluções, fomentam o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de pequenos municípios brasileiros, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano.

Na escola onde dormimos a maior parte do tempo havia um chuveiro para 20 pessoas, com um detalhe: dessas 20, 17 eram mulheres com cabelos longos no calor úmido do Pantanal. A água caía em gotas e o chuveiro estava entupido, então imagina só a fila que se formava... Arrumei logo um jeito de transformar o imprevisto em festa: "Vamos tomar banho de balde?". Convite feito e assim surgiu o famoso banho de balde, que pretendemos adotar nas próximas operações. As oficinas oferecidas pelos alunos lassalistas foram Informática, Empreendedorismo, Educação Ambiental, Gastronomia Sustentável (fizemos aula com a equipe de Gastronomia antes de ir para a Operação), Horta Medicinal, Recuperação de Proteção de Áreas Naturais, Fossa Ecológica, Planejamento Estratégico e Elaboração de Projetos para a Prefeitura.

Trabalhamos em duas comunidades: Cuiabá-Mirim, um povoado ribeirinho, e São Pedro de Joselândia. Fomos até Cuiabá-Mirim de barco e passamos o dia lá. Já a ida para São Pedro foi de ônibus escolar durante quase três horas. Passamos pelo incrível bioma do Pantanal e tivemos uma verdadeira aula de Geografia. Neste povoado vivemos experiências inéditas: vimos jacarés, tamanduás-bandeira, tuiuiús, aranhas e tomamos banho na casa de moradores locais. Na nossa partida, toda a comunidade foi se despedir. Levaram a banda e dançaram para nós. Pinguinhos escorrem dos meus olhos só de lembrar a cena.

No penúltimo dia de Operação tivemos outra surpresa: o reitor, Irmão Jardelino Menegat, foi nos visitar no município de Barão de Melgaço.

Conheça o nosso time de rondonistas

Ana Carolina Silva (Relações Internacionais)

Caíque Gomes (Relações Internacionais)

Ingrid Alves Lima (Engenharia de Produção)