Unilasalle-RJ concede título aos Irmãos Amadeu, Ignácio e Nery

O capelo é posto sob as vestes. Os joelhos se dobram para os lábios beijarem o anel do arcebispo. O conselho é dado: “Sejamos todos doutores da vida em favor do próximo”. As cenas envolveram três diferentes protagonistas no dia 6 de dezembro, data em que o Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro concedeu, pela primeira vez, o título de Doutor Honoris Causa, dado a quem se destaca em seu fazer, tendo ou não trajetória acadêmica. Naquela quinta-feira, os Irmãos lassalistas Amadeu Egydio (In Memorian), Ignácio Lúcio Weschenfelder e Israel José Nery passaram a ser doutores, honraria decorrente dos serviços prestados à cidade de Niterói e à Rede La Salle. A outorga dos títulos é a primeira atividade em comemoração ao Jubileu Lassalista, os 300 anos de legado de São João Batista de La Salle.

Três eram os homenageados e três foram as cerimônias preparadas para a ocasião. As celebrações começaram na Varanda Cultural, onde o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, presidiu missa, acompanhado pelo Arcebispo Emérito da cidade, Dom Alano Maria Penna. Entre as leituras, o Evangelho (Mt 7:21, 24-27) daquele dia trazia um recado: a importância de ouvir as palavras de Deus, mas também de colocá-las em prática, para não sermos casa construída em cima de areia que, com a chuva, vira ruína. “Podemos dizer hoje que os homenageados construíram esta casa, estas vidas, na base sólida do segmento de Jesus, fundamentados, também, com a orientação de São João Batista de La Salle. Este título hoje conferido quer ser o reconhecimento de que a vida deles foi marcada por esta doação, pelo serviço a Jesus através da educação, colaborando na formação de pessoas e de gerações, levando não só o conhecimento de Jesus Cristo, mas a amar os irmãos, a viver uma vida para além da dimensão humana, procurando reconhecer nela esta dimensão divina. A vida é sagrada e, por isso, devemos atestar a presença dos dons de Deus nesta caminhada. Eu me sinto honrado de participar deste momento”, sintetizou o arcebispo em sua homilia.

No caso do Irmão Amadeu Egydio, as paredes de casa sólida carregam a história dos mais de 40 anos à frente do Colégio La Salle Abel. Único homenageado já falecido, o Irmão Amadeu foi representado pelo sobrinho Elbio Fritzen na outorga do título. Segurando a beca, Elbio pôde ver a plateia se levantar para aplaudir de pé o tio, quando o reitor do Unilasalle-RJ, Irmão Jardelino Menegat, pousava cuidadosamente o capelo sobre a vestimenta, tornando Silvino José Fritzen, como era seu nome de batismo, Doutor Honoris Causa In memorian. Irmão Amadeu faleceu no dia de Natal de 2016, quando “outra estrela passou a brilhar no céu, para além da Estrela de Belém”, como dizia o texto lido pelo vice-reitor, Ronaldo Curi Gismondi.

Em seu discurso no Centro de Convenções Irmão Amadeu, o Irmão Jardelino Menegat lamentou o fato de a homenagem não ter sido feita antes, mas ressaltou outras alegrias sentidas pelo educador. “Costuma-se dizer quando alguém importante morre que sai da vida para entrar na história. Podemos dizer isso para o nosso querido e estimado Irmão Amadeu. Ele continua na nossa história”, afirmou, “Queríamos ter prestado esta homenagem em vida, mas Deus o chamou antes. Pelo menos demos o nome dele a este lugar onde estamos. Ele pôde visitá-lo”. Para o reitor do Unilasalle-RJ, apesar de bibliotecas reunirem extensos materiais produzidos pelos três Irmãos, “as grandes obras deles vamos encontrar nas pessoas que foram tocadas e amadas por esses Irmãos. Por isso, são os primeiros a receber deste centro universitário o mais elevado título que podemos conceder a alguém. Ao concedê-lo, não só o fazemos como justo reconhecimento, mas também como forma de convidar a tantos outros para que trilhem caminhos onde as luzes do saber e do conhecimento os recompensem ao final de suas trajetórias na Rede”.

Antes da outorga de cada título, foram lidos resumos da trajetória de cada homenageado. Os Irmãos Cláudio Henrique Rocha Moreno e Hugo Bruno Mombach compartilharam as histórias dos Irmãos Ignácio Lúcio Weschenfelder e Isarel José Nery, que discursaram em seguida. Após a outorga dos títulos, foi oferecido coquetel para os presentes no Auditório La Salle. Outra surpresa foi a exposição montada na Galeria La Salle com um pouco da história de cada Irmão e retrospectiva dos principais eventos do ano na Galeria.

Por Luiza Gould

Fotos de Camila Reis e Fernando Talask