Menu

Reconduzido para um novo mandato na presidência do Conselho das Associadas do Grupo UBEC, o Ir. Jardelino Menegat vai dar continuidade ao trabalho para solidificar o sentimento real de pertencimento entre todas as unidades mantidas e a mantenedora, considerando a dimensão de rede em que todos estão inseridos, fortalecendo também a governança corporativa implementada nos últimos anos.  “É nossa intenção consolidar este sistema, porque está demonstrando, pelos resultados, que estamos no caminho certo”, constata.

Ainda sem o plano de ação aprovado, o que acontecerá na próxima Assembleia do Grupo UBEC agendada para abril, o presidente reconduzido adianta que na direção de fortalecer o pertencimento, o Conselho das Associadas vem reunindo os dirigentes das unidades mantidas sistematicamente para traçar metas e indicadores de acompanhamento dos projetos e programas adotados. O Ir. Menegat informa que atualmente o Grupo está revisando os estatutos e regimentos com o objetivo de que estes documentos levem todos a falar a mesma linguagem e a adotar procedimentos e processos comuns. Ele destaca ainda que com este propósito, “vamos buscar profissionais especializados para atuar nas diversas áreas da gestão, formando uma boa equipe que nos permita inovações nos processos e nos procedimentos”

Planejamento Orçamentário – Diante do esforço da UBEC para implementar  e consolidar, entre todos os integrantes do Grupo, a cultura do planejamento orçamentário, Ir. Menegat vislumbra para 2015 ênfase ainda maior neste aspecto, pois entende que a previsão é fundamental para a sustentabilidade e para a viabilidade institucional.

Apoio às IES – Como chanceler das Instituições de Ensino Superior da UBEC, função que também desempenha o presidente do Conselho das Associadas, de acordo com o Estatuto, Ir. Menegat afirma que se mantém pronto ao apoio e assessoria direta às organizações do Grupo “para que os fins institucionais, missão e visão possam ser realizados”.

Ao referir-se às IES do Grupo e às novas determinações do Ministério da Educação no que se relaciona aos financiamentos estudantis definidos no início de 2015, o chanceler avalia que é “bem possível que a nova política do FIES represente impacto, porque a UBEC tem um percentual significativo de alunos estudando apoiados por este programa do governo federal”. Contudo, assinala que a mantenedora está analisando formas de minimizar as situações decorrentes desta medida.

Jardelino Menegat – Como presidente do Conselho das Associadas, o Ir. Jardelino Menegat também preside a Assembleia Geral da UBEC e exerce a chancelaria das instituições de ensino superior do Grupo. Doutorando em Educação pelo Centro Universitário La Salle e em Administração de Empresas, pela Universidad de La Empresa (Uruguay), é mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação e especialista em Recursos Humanos para Administração e Supervisão de Escolas; em Administração da Educação; em Metodologia do Ensino Superior e em Administração de Empresas. Licenciado em Teologia, Ciências e Matemática. Dirigiu vários Colégios da Rede La Salle, a qual presidiu por quatro mandatos. Atualmente, é reitor do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro e assume, pela segunda vez consecutiva, as três funções do presidente do Conselho das Associadas do Grupo UBEC.

Entre em Contato