Menu

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

O Enade é componente curricular obrigatório de todos os cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológico), sendo condição indispensável para a emissão do histórico escolar, assim como para a expedição do diploma do aluno pela Instituição de Ensino Superior. No histórico escolar do aluno concluinte será registrada sua condição de regularidade PERANTE O ENADE. O aluno QUE ESTIVER IRREGULAR COM O ENADE NÃO PODERÁ COLAR GRAU e NÃO terá seu DIPLOMA EXPEDIDO. (art. 5°, §5° da Lei nº 10.861/2004

Cursos que serão avaliados no ENADE 2019

Conforme Portaria Normativa MEC nº 828, de 16 de abril de 2019, o Enade 2019 será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos Estudantes dos cursos vinculados às seguintes áreas de avaliação:

I - áreas relativas ao grau de bacharel: a) Agronomia; b) Arquitetura e Urbanismo; c) Biomedicina; d) Educação Física; e) Enfermagem; f) Engenharia Ambiental; g) Engenharia Civil; h) Engenharia de Alimentos; i) Engenharia de Computação; j) Engenharia de Produção; k) Engenharia de Controle e Automação; l) Engenharia Elétrica; m) Engenharia Florestal; n) Engenharia Mecânica; o) Engenharia Química; p) Farmácia; q) Fisioterapia; r) Fonoaudiologia; s) Medicina; t) Medicina Veterinária; u) Nutrição; v) Odontologia; e w) Zootecnia.

II - áreas relativas ao grau de tecnólogo: a) Tecnologia em Agronegócio; b) Tecnologia em Estética e Cosmética; c) Tecnologia em Gestão Ambiental; d) Tecnologia em Gestão Hospitalar; e) Tecnologia em Radiologia; e f) Tecnologia em Segurança no Trabalho.

Data da prova: 24 de novembro de 2019.

Entre em Contato