FORMAÇÃO HUMANA

Mauro Bastos estava no 1º período da graduação quando subiu o morro do Pé Pequeno, em Niterói (RJ). Entre uma e outra visita às casas da comunidade (algumas com apenas um cômodo), ele, mesmo sem usar este termo, definia o que é a formação integral: “Entende-se o Direito como uma ciência social e humana aplicada. Muito mais importante do que os livros, as doutrinas, as correntes majoritárias, estar nos tribunais, é esta prática que estou tendo agora. Em duas semanas de aula, os conceitos que aprendi em sala consegui perceber aqui, colhendo estas histórias”. O voluntariado promovido pelo Setor de Ação Comunitária do Unilasalle é um convite ao aluno para transformar a realidade do seu entorno e se transformar no processo, a partir do desenvolvimento de dimensões para além da intelectual e para além da sala de aula.

A dimensão social, em particular, remete ao fundador da Rede La Salle. Após abdicar de sua origem nobre, São João Batista de La Salle abriu uma escola para ensinar as crianças mais pobres de Reims, na França. A perspectiva do serviço iniciada no século XVII se manteve no DNA da filosofia lassalista, que hoje alcança 80 países. A história da Escola La Salle RJ é escrita na íntegra a partir dessa perspectiva: são 12 anos fornecendo Educação Infantil gratuita em período integral para crianças em situação de vulnerabilidade social.

Estudantes do Unilasalle têm contato com as crianças por meio do estágio, no caso do curso de Pedagogia, e de ações na escola. Podem ainda ampliar a sua visão de mundo participando das Atividades Integradoras. Ao longo do processo formativo, o estudante que fica 5 anos no centro universitário cursa 10 dessas atividades, propondo soluções para problemas reais das comunidades a partir do trabalho em equipes multidisciplinares. “Não se trata somente de transmitir um conteúdo que fará a diferença na vida do aluno, mas estimular a postura, a atitude que ele irá incorporar e refletir em suas ações”, esclarece Regina Helena Giannotti, pró-reitora Acadêmica do centro universitário.

Por Luiza Gould
Ascom Unilasalle-RJ