ABRANGÊNCIA GLOBAL

Pode ser que os pais não tenham esta dimensão ao fazerem a matrícula de seus filhos em uma escola lassalista. Pode ser que o jovem e o adulto também não a tenham quando ingressam na universidade lassalista. Mas, ser lassalista é ser do mundo. As 1.083 comunidades educadoras que compõem a Rede La Salle, entre colégios, instituições de Ensino Superior e centros de assistência social, possuem uma origem em comum, com mais de 300 anos de história. Trata-se de uma conexão que garante aos estudantes uma série de oportunidades de aprendizagem para além das fronteiras do seu país.

No Centro Universitário La Salle Rio de Janeiro, o estudante tem algumas opções para viver a sua experiência internacional. Por meio do Intercâmbio Acadêmico ele pode cursar um semestre de sua graduação em uma das outras 64 universidades da Rede ou em universidades parceiras, como a Universidade do Porto e o MCI Áustria. O Programa de Liderança Global é voltado para uma experiência mais curta, com foco no networking. O graduando viaja para outro país e conhece empresas, universidades, embaixadas, além dos pontos turísticos locais. Já o La Salle Summer Program leva o aluno a uma das universidades lassalistas ao redor do mundo para desenvolver habilidades como liderança, tomada de decisão e consciência social junto de outros estudantes da Rede. Em 2018, o Unilasalle-RJ sediou uma edição do Summer Program e recebeu, entre 36 visitantes, a aluna Gabriella Sophia Montes, da Manhattan College (EUA). “Todos nós sentimos que temos casas ao redor do mundo agora”, disse ela à época.

Mais recentemente, esse sentimento se tornou possível mesmo sem o aluno sair de sua própria casa. Em 2020, a Rede La Salle passou a colher globalmente os frutos do COIL, programa de Aprendizagem Internacional Colaborativa Online. O COIL reforça os laços que unem as instituições de Ensino Superior da Rede colocando em contato professores lassalistas de distintos países. Eles passam por um treinamento e formam duplas a partir da afinidade de suas áreas de pesquisa. Em seguida, elaboram um projeto que culmina com atividades desenvolvidas em conjunto por seus alunos. No Unilasalle-RJ, cerca de 200 graduandos já tiveram a oportunidade de participar dessa experiência virtual internacional a partir das 32 parcerias entre os professores da instituição e professores de IES lassalistas estrangeiras.

Por Mariana Monteiro / Revisão: Luiza Gould
Ascom Unilasalle-RJ