O que a Nutrição tem a ver com empreendedorismo?

Para empreender não basta “chegar e fazer”. Quem quiser tentar pode ficar à vontade, mas esse caminho não é o mais recomendado pelos especialistas. Boas ideias surgem e ganham corpo a partir de trocas de experiências, análise de contexto e problemas, organização e planejamento. Você quer um ambiente melhor do que a universidade para tudo isso acontecer?


Angélica Fric e Carina Pinto não sonhavam em empreender quando entraram na graduação, mas estavam bem preparadas quando surgiu a ideia. Angélica é formada em Nutrição pela Universidade La Salle e Carina é concluinte do mesmo curso. A história delas se cruzou em 2013, na primeira aula Nutrição Básica. De acordo com elas, foi tão legal que nunca mais se separaram.


Elas ingressaram no curso por motivos semelhantes: ambas queriam trabalhar com métodos que promovessem a saúde. Entendiam, naquela época que a Nutrição seria a melhor ferramenta para isso. “Entrei na graduação de Nutrição já sabendo que queria atuar na área esportiva. Umas das coisas que faziam parte da minha rotina corrida, desde aquela época, era carregar muitas marmitas”, lembra Angélica.


Foi justamente o hábito de fazer marmitas para almoçar na universidade que inspirou o potencial negócio. Foi no início de 2019 que elas conversaram sobre essa possibilidade. Não muito tempo depois, o mercado recebia a Opa! Marmitas Fit. “Percebemos uma oportunidade no mercado e resolvemos arriscar, agregando nosso conhecimento na Nutrição com o objetivo de promover saúde”, contam.


Em poucos meses, a empresa se adaptou e evoluiu. Inicialmente, as marmitas eram feitas sob encomenda com data programada da entrega. Com a aceitação do público, as empreendedoras sentiram a necessidade de começar a produzir em maior escala. Hoje, atuam com estoque e as encomendas são feitas através das redes sociais da empresa e contatos pessoais. As entregas, que eram feitas por elas mesmas, agora são feitas por uma empresa parceria.


Prato cheio de conhecimento


O cardápio, baseado em alimentos considerados fitness, é bastante diverso e pode ser conferido nas redes sociais da Opa!. As opções são saudáveis, livres de conservantes e industrializados. As marmitas são vendidas congeladas (podendo ser armazenadas no freezer por até três meses) e prontas para consumo na própria embalagem. São facilidades para quem não pode se deslocar para fazer as refeições, não tem tempo para cozinhar ou simplesmente deseja ter uma alimentação mais regulada. O melhor: com a segurança de consumir um produto pensado por duas profissionais na área.


As marmitas são feitas com produtos de qualidade, mas também com muito conhecimento adquirido e compartilhado sobre outros aspectos globais e específicos que fazem a diferença para dar start a uma ideia inovadora.


“O curso me ajudou a ter iniciativas empreendedoras com os conhecimentos adquiridos em disciplinas como Técnicas Dietéticas, Tecnologia do Alimento, Segurança Alimentar, Marketing e outras”, destaca Carina. Angélica completa: “no curso foi possível aprender como toda essa logística funciona e como aplicar no nosso negócio. Cada uma das disciplinas foi importante para vários aspectos, desde produção, custos e planejamento, até a divulgação”.


Sabor de futuro


Parar por aí não está nos planos delas. Para Carina, que está prestes a conquistar o diploma, a Opa! representa a continuidade do crescimento profissional, porque lhe instiga ao conhecimento todo dia. No mesmo passo, Angélica firma que o empreendimento também é uma possibilidade de promover saúde, qualidade de vida e mudança de hábitos.


A meta da empresa é aumentar as vendas em 100% até dezembro de 2019, através de vendas online e pontos de distribuição. Em 2020, as profissionais pretendem ampliar o cardápio e disponibilizá-lo na própria loja de vendas de marmitas,  lanches e doces na linha saudável.


“Quero fazer a empresa crescer, continuar com os atendimentos no consultório, agregar qualificações para meu crescimento enquanto empresária e nutricionista”, projeta Angélica.


Já Carina tem planos para depois da formatura: “quero seguir com os trabalhos na Opa! e incluir serviços de treinamentos, consultorias e palestras nas áreas de alimentação”.


Vocês acham que esses planos de difusão de conhecimento são individuais? Nada disso! “Nosso objetivo é poder nutrir corpo, mente e alma! Em parceria”, conclui Angélica.


Onde encontrar a Opa! Marmitas Fit.


E-mail: opamarmitas@gmail.com 


Telefone: (51) 98147-6447


Facebook: www.facebook.com/opamarmitas


Instagram: www.instagram.com/opamarmitasfit


Conheça o curso de Nutrição da Universidade La Salle


Na Universidade La Salle o futuro nutricionista tem um atendimento personalizado em sala de aula, integração direta em projetos de extensão e atividades interdisciplinares. Além disso, estagia com parceiros públicos e privados já consolidados. 

Entre em Contato

Faça sua inscrição
logo-lasalle-shield