Como é possível aprender produzindo cerveja?

A ideia é ensinar através da produção dabebida, que ocorre de forma artesanal nos laboratórios da Universidade. Nosencontros os alunos dos diferentes cursos de Engenharia aprendem sobre areceita para produção, uso de insumos, temperaturas para fabricação e até mesmoa higiene exigida pelo processo. Também são repassados conhecimentos sobre comotornar o processo de produção menos manual e mais automatizado.

Não é só cerveja, é inspiração

Um novo equipamento está nascendona disciplina de Instrumentação da Engenharia Mecânica. Os alunos foramdesafiados a elaborarem um projeto utilizando sensores e algum método deleitura que possa ser reunido no computador. A partir daí um grupo de alunos teve a ideia de produzir umtermômetro, conectado a sensores, que permite calcular as temperaturas emdiferentes etapas de produção da cerveja artesanal. “Amosturação do malte é o momento quando é preciso mais rigidez nas temperaturas.Através desse controle eu consigo projetar quanto de álcool e espuma terei aofinal. Se eu errar as temperaturas eu posso perder todo o processo deprodução”, explica a aluna do curso de Engenharia de Produção Simone Venturini,que além de produzir cerveja artesanal é autora de artigos científicosrelacionados ao Unibeer,

O equipamento está sendoconfeccionado e conta com sensores, uma placa que fará a leitura dos dados e umsoftware que será capaz de ler os gráficos gerado. “Hoje esse processo é feito com um termômetro convencional. Issogera uma temperatura não homogenia, o que vamos tentar resolver com váriossensores. Além disso, o registro acontece de forma automática”, detalhaSimone. Ela conta que nas grandes cervejarias esse processo já é feito com altatecnologia, mas no mercado de cerveja artesanal ainda é um desafio. A propostaé que depois de pronto o equipamento seja utilizado no Uinibeer pelos alunos eprofessores.

Faça sua inscrição
logo-lasalle-shield