A Pedagogia é peça fundamental para o acesso igualitário a educação de qualidade. O papel do professor é, além de ensinar, ser um agente transformador de realidades. Para tanto, é necessário que viva experiências transformadoras durante a sua formação.
A Universidade La Salle te convida a percorrer uma trajetória inovadora de formação profissional para fazer, aprender e se surpreender de forma transformadora durante a graduação.

A Universidade La Salle oferece inúmeras opções de bolsas de estudos e facilidades para os alunos de graduação. Confira as formas de ingresso, os valores e condições especiais.

Muitas pessoas prestaram vestibular, encararam os desafios do curso de Pedagogia e hoje são referência no mercado de trabalho. Conheça a egressa do curso Ângela da Silva.
Destaques
Matriz Curricular
- Novo Currículo
Currículo válido para ingressantes em 2020/1 nas modalidades Vestibular, ENEM e outras em que não aconteça aproveitamento de disciplinas. - Currículo Vigente
Currículo válido para as modalidades de transferência, diplomados e reingresso em que aconteça o aproveitamento de disciplinas.
Coordenador
Isabel Cristina da Silva Azeredo
Mestre em Educação (2016), pela PUCRS. Especialista em Educação a Distância (2009), pelo SENAC. Graduada em Pedagogia - Multimeios e Informática Educativa (2005), pela PUCRS. Realizando especialização em Alfabetização e Letramento, pela Uniritter - 2020/2021. Exerce o cargo de Coordenadora Adjunta do Curso de Pedagogia na Universidade La Salle. Atuou como Coordenadora do Curso de Pedagogia e professora de Ensino Superior do Centro Universitário Metodista IPA, também exerceu a coordenação do EAD e realizou orientação tecnológica/pedagógica aos docentes e discentes dessa mesma IES. Atuou como Supervisora de Suporte Técnico-TI. Possui ampla experiência em educação a distância, especialmente no que tange à práticas pedagógicas em plataformas virtuais, com a formação docente para o uso de tecnologias digitais no ensino presencial e online e com a inclusão digital. Atuou como Tutora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, em curso de formação de professores. Possui experiência como professora nos anos iniciais do ensino fundamental. Com sólidos conhecimentos referente a Base Nacional Comum Curricular- BNCC, estudos realizados nas áreas de tecnologias educacionais, alfabetização e letramento e interdisciplinaridade. Faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP/MEC desde 2018, para cursos presenciais e a distância, possuindo conhecimentos ampliados acerca da regulação do ensino superior.
E-mail do coordenador:isabel.azeredo@unilasalle.edu.br
E-mail da coordenação:pedagogia@unilasalle.edu.br Fone:(51) 3476-8750Terça-feira: das 12h50 às 17h50
Quinta-feira: das 12h50 às 17h50
Sexta-feira: das 12h50 às 17h50
Professores
Conheça a relação de professores deste curso.
Inscreva-se
Vestibular Online
Realize uma prova online e ganhe desconto de acordo com o seu desempenho.
Ingresso ENEM
Pule a etapa do vestibular aproveitando sua pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio
Ingresso Transferência
Transfira a sua graduação ou escolha uma nova, aqui você pode aproveitar as disciplinas que já curso...
Diplomados
Diplomados interessados em fazer uma segunda graduação podem realizar a inscrição sem precisar faze...
Reingresso
Ex-estudante da Universidade La Salle, que não terminou os estudos, pode voltar a estudar sempre que...
Reavaliação - Aproveitamento de nota
Se você realizou alguma prova do vestibular da Universidade La Salle, a partir do ano de 2014, você...
Avaliação Lassalista
Estudantes de escolas da Rede La Salle podem aproveitar a nota da Avaliação de Conhecimentos, realiz...
Graduação a distância
Quer ingressar num curso EAD? Escolha uma forma de ingresso: Vestibular, ENEM, Transferência, Diplom...
Entre em Contato

Fale Conosco:

Relação de professores
-
Cleusa Maria Gomes Graebin
Formação: Doutorado
Orientadora de Doutorado. Possui Doutorado (2004) e Mestrado (1998) em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Graduada em História-Licenciatura pela Universidade La Salle (1995). Especialização em Metodologia de Ensino de História e Geografia pela Universidade La Salle. Atualmente é professora e coordenadora do PPG em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Coordenadora do Museu Histórico La Salle (Universidade La Salle); vice-líder do Grupo de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade; Editora da Mouseion Revista Eletrônica. Pesquisadora voluntária do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas, RS. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural e Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: memória social, cultura e identidade, história da cidade, açorianos no Rio Grande do Sul, festas e celebrações, história e memória institucionais e empresariais, gestão de acervos e de instituições culturais, história local, ensino de história e história da educação. Orientadora de mestrado e doutorado. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2919-5687
-
Dirléia Fanfa Sarmento
Formação: Doutorado
Pós-doutorado em Ciências da Educação (2011) pela Universidade do Algarve (Portugal). Pós-doutorado em Educação (2017) pela Universidade Federal Fluminense (RJ). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário La Salle (1994). É professora do Curso de Pedagogia e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação da Universidade La Salle, atuando na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas. Realiza estudos com ênfase nos processos de ensino-aprendizagem na modalidade presencial e a distância, práticas educativas, planejamento e organização curricular, formação do professor direito a educação de qualidade, Educação em Direitos Humanos, e gestão. Coordena o Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Indicadores de Qualidade e o Observatório Lassalista Educação de Qualidade: Um direito de todos!. Tem atuado, desde 2006, em pesquisas e ações relacionadas a Educação Básica, direcionando o olhar para as Redes Municipais de Ensino. Dentre estas destacam-se a Rede Municipal de Canoas, Nova Santa Rita e, atualmente a de Montenegro. Por meio da pesquisa-ação colaborativa, tem contribuído na revitalização do Projeto Político-Pedagógico, reorganização curricular, elaboração de Planos de Estudos, elaboração de Programas de Formação Continuada, dentre outros. Desde 2015, além da atuação nas Redes Municipais, vem contribuindo em escolas da Rede La Salle no processo de análise e reflexão sobre as decorrências da BNCC para a organização e o planejamento da ação educativa.
-
Douglas Vaz
Formação: Mestrado
Doutorando em Educação pela Universidade La Salle, na Linha de Pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas. Mestre em Educação pela Universidade La Salle (2017), na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, (bolsista CAPES/PROSUP). Especialista em Informática Instrumental para Professores pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado em Pedagogia e em Informática pelo Centro Universitário Cenecista de Osório. Atualmente cursa a Especialização interinstitucional em Docência Universitária na Contemporaneidade, ofertado pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG). Professor da área de Educação e Cultura dos cursos de graduação presenciais e a distância da Universidade La Salle - Canoas/RS. Coordenador Adjunto do curso de Pedagogia nas modalidades Presencial e EaD da Universidade La Salle. Membro do Núcleo de Apoio Pedagógico e Líder do projeto Google for Education da Universidade La Salle. Membro dos Grupos de Pesquisa: "Gestão Educacional nos diferentes contextos" e "Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq". Desenvolve pesquisas na área de Tecnologias na Educação, com ênfase nas áreas de Mediação On-line e Construção do Conhecimento em diferentes Espaços. Revisor Ad-hoc dos periódicos "Trajetória Multicursos" e "REEDUC - Educação e Cultura Contemporânea". Tem experiência na criação de materiais didáticos para EaD, como e-books, videoaulas e objetos de aprendizagem, bem como na construção de práticas pedagógicas para a Educação a Distância.
-
Elaine Conte
Formação: Doutorado
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2012). Professora da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas, atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), com financiamento do CNPq e do Programa Pesquisador Gaúcho, da FAPERGS. Link para o site: https://nete.unilasalle.edu.br/ Possui graduação em Pedagogia com habilitação em séries iniciais e matérias pedagógicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, teoria crítica, filosofia da educação, tecnologias digitais e educação, estética e performance, educação a distância. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade La Salle e do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq, coordenado pela professora doutora Catia Piccolo Viero Devechi (UnB). ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0204-0757
-
Gilberto Ferreira da Silva
Formação: Doutorado
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Santa Maria (1989), mestrado (1997) e doutorado(2001) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidade de Barcelona (UB) (2009/2010). Atualmente faz parte do corpo de pareceristas: - Mouseion Revista Eletrônica, - Diálogo (Canoas) (1519-3640), Educação & Realidade (UFRGS). Foi editor-chefe da Revista Educação, Ciência e Cultura de 2007 a 2014. É Editor Adjunto desde 2017 da Revista Educação, Ciência e Cultura (Unilasalle/Canoas). Foi Coordenador da Pesquisa de 1999 à 2001, responsável pela estruturação da Política Institucional de Pesquisa (Unilasalle).Atuou na Equipe de Avaliação Institucional do Unilasalle no período de 2002 a 2007, contribuindo na criação do Programa de Avaliação Institucional (PAIC). Atuou como responsável pela criação do Mestrado Acadêmico em Educação, coordenando o grupo de trabalho no período de 2003 a 2006. Membro do Comitê Assessor (Educação/Psicologia) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS - 2012-2016). Consultor de periódicos Nacionais e Internacionais. Consultor de Editoras na avaliação de obras. Pesquisador, Bolsista e Consultor Ad Hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professor do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle/Canoas. Coordenador da Linha de Pesquisa: Formação de Professores, teorias e práticas educativas. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação intercultural (GPEI). Faz parte da Sociedad Latinoamericana de Estudios Interculturales (SOLEI) com sede na Colômbia, Asociación Multidisciplinar de Investigación Educativa (AMIE/ES) e da Red Iberoamericana de Docentes com sede em Cádiz, Espanha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Periferias Urbanas, atuando principalmente no campo da formação de professores, onde explora temas desde a perspectiva da descolonialidade, educação intercultural, relações raciais, culturas urbanas e políticas educacionais. Aliado aos campos temáticos dedica-se à exercitar diferentes metodologias qualitativas e participativas na pesquisa em educação, com especial ênfase para a pesquisa-ação colaborativa.
-
Hildegard Susana Jung
Formação: Doutorado
Doutora em Educação pela Universidade La Salle - Campus Canoas (2018). Mestrado em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade (2020), Especialização em Psicopedagogia Institucional (2009), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Atualmente é docente e Coordenadora do curso de Pedagogia, professora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilasalle. Tem experiência na Educação Básica, Ensino Técnico e de Idiomas, com ênfase na formação docente. Linha de pesquisa: Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, atuando principalmente nos temas: formação docente, aprendizagem, protagonismo estudantil, autonomia, processos educativos, gestão e participação democrática, currículo disruptivo e políticas públicas educacionais. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos - Unilasalle. Tradutora da RIFP (Revista Internacional de Formação de Professores), membro dos conselhos editorial das Edições Hipótese, Revista Vivências e Revista de Educação da ANEC. Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro "Educação e Formação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades", lançado em maio de 2016 pela editora CRV, além de diversas outras publicações em periódicos nacionais e internacionais, e capítulos de livros.
-
Isabel Cristina da Silva Azeredo
Formação: Mestre
Mestre em Educação (2016), pela PUCRS. Especialista em Educação a Distância (2009), pelo SENAC. Graduada em Pedagogia - Multimeios e Informática Educativa (2005), pela PUCRS. Realizando especialização em Alfabetização e Letramento, pela Uniritter - 2020/2021. Exerce o cargo de Coordenadora Adjunta do Curso de Pedagogia na Universidade La Salle. Atuou como Coordenadora do Curso de Pedagogia e professora de Ensino Superior do Centro Universitário Metodista IPA, também exerceu a coordenação do EAD e realizou orientação tecnológica/pedagógica aos docentes e discentes dessa mesma IES. Atuou como Supervisora de Suporte Técnico-TI. Possui ampla experiência em educação a distância, especialmente no que tange à práticas pedagógicas em plataformas virtuais, com a formação docente para o uso de tecnologias digitais no ensino presencial e online e com a inclusão digital. Atuou como Tutora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, em curso de formação de professores. Possui experiência como professora nos anos iniciais do ensino fundamental. Com sólidos conhecimentos referente a Base Nacional Comum Curricular- BNCC, estudos realizados nas áreas de tecnologias educacionais, alfabetização e letramento e interdisciplinaridade. Faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP/MEC desde 2018, para cursos presenciais e a distância, possuindo conhecimentos ampliados acerca da regulação do ensino superior.
-
Juliana da Silva
Formação: Doutorado
Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), mestrado (1994), doutorado (1999) e pós-doutorado (2001) em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA desde 2003, onde coordena o Laboratório de Genética Toxicológica e atua como orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde- PPGBioSaúde. Atua também como professora na Universidade La Salle (UniLaSalle) desde 2019, e orienta no Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano -PPGSDH. Foi presidente da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental (MUTAGEN-Brasil) (2018-2020; além de ser primeira secretária de 2006 - 2008, segunda tesoureira de 2017-2018, e atualmente compõe o Conselho). Atualmente compõe o Comitê Assessor de Ciências Biológicas da FAPERGS (desde 2015; atualmente é vice-coordenadora da área: 2019-2021), os Conselhos científicos das associações de mutagênese internacionais (IAEMGS e ALAMCTA), e o corpo editorial da Mutation Research - Genetic Toxicology and Environmental Mutagenesis. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese Ambiental e Monitoramento, atuando principalmente nos seguintes temas: biomonitoramento da genotoxicidade ambiental, mutagênese de produtos naturais e sintéticos e exposição humana ambiental e ocupacional. Foi membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos - INCT-INOFAR / Saúde (2005-2009). É Pesquisadora nível 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
-
Julio Cesar Walz
Formação: Doutorado
Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992), mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Pós-Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor no curso de Psicologia e do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano do UNILASALLE-CANOAS e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina (INCT-M) junto Laboratório de Psiquiatria Molecular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Coordenador do GEPICO (Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Comportamento Obeso) Tem experiência como pesquisador nas áreas de 1) Interdisciplinar: Relação Sujeito-Ambiente: Fatores de Risco e Proteção em psicologia do comportamento (emoção e cognição); psicopatologia (neuro-cognição e alterações neurotróficas no Transtorno de Humor Bipolar) 2) Psicanálise.
-
Maria Elisa Schuck Medeiros
Formação: Mestrado
Doutoranda em Educação na Universidade La Salle. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), graduação em Pedagogia - Habilitação em Orientação Educacional pelo Centro Universitário La Salle (1996) , Especialização em Psicopedagogia Clínica e MBA em gestão Educacional. Membro do Fórum Municipal de Educação no Município de Canoas, conforme Decreto 235/17 Membro da Comissão de Educação - Província Brasil - Chile, conforme Nomeação 028/17 Membro do Conselho de Missão - Província Brasil -Chile, conforme nomeação 2019. Experiência profissional como professora de educação infantil, anos iniciais e EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Também atuou como orientadora educacional, supervisora educativa, vice-diretora e diretora de escola. Atualmente é Coordenadora da Educação Básica da Rede La Salle e professora de graduação no curso de Pedagogia da Universidade La Salle.
-
MICHELE DE MATTOS KREME
Formação: Mestrado
Mestre em Educação pela Universidade La Salle/RS, Especialista em Psicologia Organizacional (FADERGS), MBA em Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento (FARGS) e Licenciatura em Pedagogia Supervisão e Gestão Escolar (UniRitter). Consultora da Up Consultoria Educacional e Coordenadora Administrativa da área de Negócios Educação a Distância na Universidade La Salle. Experiência na área de Educação com enfoque na Educação Superior, em Educação a Distância; Formação Docente e de Tutoria; Coordenação Pedagógica; gestão de pessoas; processos de regulação e legislação do Ensino Superior; planejamento, mapeamento e acompanhamento de processos e projetos institucionais. OBJETIVOS Mestre em Educação com objetivos voltados Supervisão e Gestão de processos educacionais, bem como para tutoria EAD e docência no ensino superior.
-
Simone Van Der Halen Freitas
Formação: Doutorado
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade La Salle Canoas (Unilasalle). Mestre em Administração com ênfase em Recursos Humanos, pela Escola de Administração (EA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2000. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1992. Especialista em Gestão Empresarial pela UFRGS, em 1997. Professora dos curso de Psicologia da Universidade La Salle Canoas (Unilasalle). Coordenadora do Curso de Psicologia no Unilasalle. Coordenadora da equipe de Intérpretes de Libras, junto ao Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da Unilasalle. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos, no Unilasalle.
-
Vera Lucia Felicetti
Formação: Doutorado
Realizou estudos de Pós-doutorado na Faculdade de Educação da University of Maryland - College Park – EU com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Fez doutorado no Programa de Pós-Graduação na PUC/RS. Ganhadora da MENÇÃO HONROSA pela Tese de Doutorado na Área da Educação para as melhores teses defendidas no país em 2011, dada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES Portaria nº 160 Edição 2012. Participou dois semestres letivos do Curso de Doutorado no College of Education na Universidade do Texas em Austin - Estados Unidos, no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil - EU, com bolsa CAPES como J1 Research Scholar. Possui graduação em licenciatura Plena-Habilitação em Matemática pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras (1991) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Foi Membro conselheiro da seção de Educação e Políticas Educativas da América Latina da Latin American Studies Association – LASA 2015 e 2016. Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação – CTAA do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes e do Sistema de Avaliação de Escolas de Governo – Saeg. Portaria nº96, de 22 de janeiro de 2020. Mandato de dois anos. Coordenadora e professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle . Coordenadora do MINTER - Manaus. Tem experiência no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação. Atua na área de Educação e Educação Matemática tendo como cerne de suas investigações os seguintes temas: Estudante, Educação Superior, egressos da Educação Superior, egressos e estudantes ProUni, formação de professores, processos de ensino e de aprendizagem, comprometimento do estudante, métodos e práticas de ensino.