Menu

Dois dias e muito assunto. Foi como aquele encontro de velhos amigos que não se veem há tempos, mas quando se encontram não querem parar de conversar. No diálogo, várias histórias, trocas e conselhos para quem em breve deixará de ser universitário para se tornar internacionalista. Os futuros profissionais de RI encheram auditórios entre 18 e 19 de maio para participar do VI Seminário de Prática e Pesquisa em Relações Internacionais. Abordagens de temas atuais, como a questão dos refugiados, dividiram lugar com workshops e mesas-redondas focadas no mercado de trabalho. Ao fim de cada dia foram realizados sorteios de bolsas para cursos na Cultura Inglesa, no Instituto Cultural Germânico e na Aliança Francesa. Sete participantes saíram pagando 50% menos nas mensalidades, um investimento e tanto para a carreira.  

Como sempre “Vale a pena ver de novo” no Unilasalle-RJ relembre o que rolou entre uma fatia e outra de bolo nos intervalos:

18 de maio de 2016

Mesa: TEMAS CONTEMPORÂNEOS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

A programação foi aberta com o ganhador do prêmio de monografia nota 10, Vitor Chiozzo, que apresentou seu tema de conclusão de curso, discorrendo sobre a Comunidade de Segurança no Atlântico Sul e a importância do uso da diplomacia naval como instrumento da política externa brasileira.

 

E sim, tivemos Bond, James Bond. Felipe Carvalho e Quillen Sanchez, alunos do 7º período, apresentaram trabalho sobre a série 007, com o olhar da dupla sobre o relacionamento entre militares e burocratas na formulação de políticas de defesa.

 

Em seguida, a professora e coordenadora adjunta do curso, Fernanda Nanci, compartilhou com alunos e docentes seu tema de pesquisa no doutorado, baseado em um estudo comparado das políticas de Cooperação Sul-Sul do Brasil e do México na América Latina. 

 

Quem também abordou a região foram os alunos Caíque Holanda e Lauany Fabbreschi. Os futuros diplomatas, atualmente no 7º período, trouxeram para o palco a política externa boliviana, com o foco no conflito entre Bolívia e Chile e a demanda da Bolívia em relação ao Oceano Pacífico. A análise foi embasada na teoria realista de Hans Morgenthau (1904-1980). 

 

Já os colegas de período Thamires Lacerda e Gustavo Amaral convidaram o público a uma viagem ao Oriente Médio para discutir um importante tema: a Al Qaeda e sua caracterização como ator nas Relações Internacionais após o 11 de setembro de 2001 e a Guerra ao Terror promovida pelos Estados Unidos.

 

Por fim, o professor Jean Ditzz expôs sua pesquisa sobre Direitos Humanos, versando sobre o papel da Corte Internacional de Justiça, do Tribunal Penal Internacional e da Corte Interamericana de Direitos Humanos, além de ter apresentando casos reais julgados por estes órgãos. Em seguida a discussão foi aberta aos convidados que fizeram perguntas e comentários sobre os temas discutidos.

 

WORKSHOP ANÁLISE DE CENÁRIOS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 

Wellington Amorim e Letícia Simões foram convocados. Em campo eles desenvolveram a   elaboração de mapas mentais, identificação de forças motrizes, sinais de alerta, elementos-chave e visão de futuro, inspirados no livro "A Arte da Visão de Longo Prazo" de Peter Schwartz.

Os professores ainda relataram história de analistas da Shell responsáveis por livrar a empresa de enormes prejuízos durante os dois choques do Petróleo. Amorim apresentou cenários voltados para a realidade brasileira e proporcionou uma experiência prática aos alunos: em grupo, eles puderam aplicar a teoria em uma dinâmica, simulando diversos exemplos do mercado de trabalho de Relações Internacionais. 

 

Mesa: OS DESAFIOS DO MERCADO DE TRABALHO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 

As palestras da noite foram dedicadas à discussão sobre os desafios no mercado de trabalho de Relações Internacionais, com várias dicas para os futuros internacionalistas. Supervisor do CIEE, Cleres Maciel destacou que o profissional de RI tem um conhecimento que é necessário hoje, apresentou quais são os principais ramos que contratam profissionais da área e instruiu os alunos sobre como construir um bom currículo. Os estudantes aproveitaram para fazer cadastro no CIEE.

 

  

Em seguida, Elisa Pernisa, criadora e fundadora do blog “WhatsRel?”, compartilhou sua trajetória profissional com os alunos. Elisa indicou possíveis áreas para estágio e emprego, além de passar orientações sobre as competências de um analista internacional. Foram abordadas tanto as carreiras tradicionais, como diplomacia, trabalhos em Embaixadas e Consulados, como carreiras no setor privado, entre elas a consultoria.

 

 

Para fechar a noite, Vanessa Ramos, sócia-diretora da Arbore Consultoria, contou sua história na área de Comércio Exterior. Através de vídeos com relatos de profissionais que atuam neste nicho e apontando as diferentes formas de atuação de um profissional de Comércio Exterior, Vanessa apresentou oportunidades que existem no mercado. 

Ao final das apresentações abriu-se um debate animado entre alunos e convidados que ofereceram dicas sobre como se posicionar em entrevistas de emprego, cursos de formação, áreas de emprego e estágio, cursos de línguas, entre outros. 

 

19 de maio de 2016

Mesa: TEMAS CONTEMPORÂNEOS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Manuella Lima, egressa do curso e indicada ao prêmio monografia nota 10, foi a primeira palestrante do dia. A análise dos discursos de Hitler e a influência deles na transformação da Alemanha no período entreguerras, que pautou sua pesquisa, foi o tema da conversa.

 

Pouco depois, foi a vez de entrar em pauta a violência contra a mulher no Afeganistão, com Vanessa Mendonça, do 6º período. O tema suscitou um debate sobre a dificuldade de proteção aos direitos humanos em países com crenças e costumes religiosos.

 

Se a discussão sobre as afegãs é relevante, o mesmo pode-se dizer da saga dos refugiados. O número de sírios que buscam  fugir da guerra que assola o país já chega a 4,8 milhões. Histórias como a do pequeno Aylan Kurdi, de 3 anos, morto na travessia da Síria para a Turquia, chocou o mundo. A terceira palestra da manhã com a professora e coordenadora de RI no Unilasalle-RJ, Denise Salles, apresentou a pesquisa desenvolvida no curso relativa ao tema. Denise discorreu sobre a atuação do Estado brasileiro em relação aos refugiados, demonstrando a distância que existe entre a legislação e a garantia dos direitos no Brasil.

 

  

A região fluminense também teve espaço no VI Seminário. O professor Rafael Araújo, que coordena a Unidade de Inteligência Comercial do Unilasalle-RJ, apresentou o projeto e como este se insere na economia fluminense. O objetivo da pesquisa desenvolvida junto à Subsecretaria de Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro, com financiamento da FAPERJ, é analisar a economia do estado e identificar potenciais mercados para micro, pequenas e médias empresas. Caíque Holanda, aluno do 7º período e pesquisador da Unidade de Inteligência Comercial, apresentou artigo demonstrando a sensibilidade e a vulnerabilidade do Rio de Janeiro aos embarques petroleiros.

 

Encerrando a primeira leva de bate-papos Guilherme Dias, coordenador da extensão e professor do curso, apresentou seu tema de doutorado, discutindo a relação entre desenvolvimento e segurança dos estados na estabilização pós-conflito por meio das Operações de Paz da Organização das Nações Unidas no Congo e na República Centro-Africana.

 

WORSHOP EM MARKETING INTERNACIONAL

 

No horário da tarde os alunos participaram de oficina com a professora Aleksandra Bartsch, do curso de Administração do Unilasalle-RJ. O workshop ficou lotado e foi um sucesso! Aleksandra mostrou que, no cenário internacional, precisamos vender e atender às necessidades de cidadãos de diferentes culturas, em meio a uma crescente globalização. Em função disso, apresentou os conceitos principais do marketing, bem como casos de estratégias e barreiras compreendidas e superadas pelos países na busca da lucratividade e da satisfação de economias.

 

 

Sehr interessant! Ou, em bom português “Muito interessante!”. Foi com esta impressão que os participantes saíram da aula demonstrativa de alemão promovida pelo Instituto Cultural Germânico. O professor Vinícius Leal mostrou a língua de forma dinâmica, promovendo a interação entre os alunos.

 

Mesa: DA TEORIA PARA A PRÁTICA: EXPERIÊNCIAS DO MERCADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Ao cair do sol, foi a vez de voltar a discutir a prática. Glauber Nicolau, egresso do curso de RI e analista de projetos no Consulado Britânico há três anos, relatou a importância do trabalho voluntário e do intercâmbio em sua carreira. Ele expôs sua experiência na organização de visitas oficiais ao Brasil, como a do Príncipe Harry. Atualmente, Nicolau está envolvido em projeto para as Olimpíadas Rio 2016.

 

E falou no grande evento esportivo de agosto, falou em Joana Barcelos. A egressa e supervisora operacional de Relações Internacionais e protocolo, contou que no início da vida acadêmica ainda tinha muitas dúvidas referentes à área a seguir. Após estagiar em Comércio Exterior, trabalhou na Subsecretaria de Relações Internacionais do Governo do Estado do RJ, sendo responsável pelas relações institucionais, organizando eventos e agendas do Governador. Hoje trabalha no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos. Ela será a responsável por recepcionar as diferentes delegações e autoridades estrangeiras.

 

Quem também já teve contato com atletas internacionais foi Nathália Viggiano. Formada em RI pelo Unilasalle-RJ em 2008, a analista de marketing e contratos na RINA, contou que durante a graduação foi voluntária nos jogos Pan Americanos, além de ter feito intercâmbio na Disney e estágio em uma empresa multinacional de Petróleo e Gás. Depois de formada, Nathália já realizou mestrado em gestão de negócios internacionais na terra da Rainha Elizabeth e atuou como voluntária nas Olimpíadas de Londres (2012). Agora ela trabalha em uma empresa multinacional de classificação e certificação de navios.

 

 

As últimas trocas de experiências foram com Rebeca Wanderley e Fernando Cassibi. Enquanto ela é analista de produtos e serviços internacionais da FIRJAN ele é pesquisador em propriedade industrial no Instituto Nacional de Propriedade Industrial. 

Entre em Contato