Risotos, focaccias, brusquetas, tiramisù, panna cotta. Mamma Mia! Estas delícias estão de fazer a nonna pular de alegria. A bandeira verde, vermelha e branca envolve Niterói nos dias 29 e 30 de junho, durante a 3ª Feira Gastronômica do Unilasalle-RJ. O som italiano e os pratos do país das massas estarão por trás de workshops, palestras, Food Truck Park, barraquinhas, shows e mostra fotográfica. O cardápio de chefs presentes conta com representantes internacionais, como o alemão Harold Engelbart, integrantes do movimento Slow Food, entre eles Mariana do Valle, e donos de estabelecimentos de renome na cidade, caso de Silvia Paludo, da Família Paludo.

A temática da feira pega carona este ano na nova Pós-graduação do centro universitário – Gastronomia Italiana –, com início em agosto, mas terá como estrelas os alunos do Projeto “Jovem na Cozinha”. “Esta feira é um resumo de todos os trabalhos exercidos com os jovens durante o ano e um espelho para os que virão”, explica Vicente Maia, professor do curso e um dos organizadores do evento, “Os alunos poderão, junto com os do ‘Chef de Cozinha’, vender seus produtos em barraquinhas e terão uma mostra na Galeria, onde a trajetória das aulas será contada em fotografias”.

Patrocinado pela fundação Gás Natural Fenosa – CEG, o projeto social capacita jovens de baixa renda entre 18 e 24 anos na gastronomia. O objetivo é fazer com que, após um ano de curso, os participantes saiam empregados, seja em restaurantes, bares ou hotéis. Alguns inclusive já estão no mercado de trabalho, mas aprimoram técnicas.

Na feira, os iniciantes dividem espaço com profissionais. No Espaço Gourmet, iguarias serão preparadas por nomes de peso desde às 11 horas. Logo ao lado, no Anfiteatro do 8º andar, também terá chef, mas desta vez junto de nutricionistas e professores. Tanto os workshops quanto as palestras são gratuitas, mas para participar é necessária inscrição prévia na Central de Relacionamento com o Cliente (0800 709 3773).

As palestras abordarão desde o caráter histórico e cultural da gastronomia italiana até a gestão operacional da cozinha, uma proposta para abarcar também os graduandos, como explica Vicente: “Buscamos uma interação com todas as turmas. É ainda uma oportunidade de a população conhecer o trabalho que fazemos aqui, as instalações, a nossa metodologia, os professores”. Ele fecha os dois dias com workshop ao ar livre. O primeiro, “Melanzana: Segredos e utilizações”, ensina diferentes técnicas de preparo para a berinjela. Já na sexta-feira é a vez de “Pomodoro: Receitas e utilizações”, no qual o chef tira da cartola mágicas com o tomate.

Para agradar a todos os paladares, caminhões e food bikes estacionam no Unilasalle-RJ em mais uma edição do Food Truck Park. Participam: Só Coxinhas, Piccole Gelato, Break Burger, Creperia Carioca, Ossos, Mon Petit, Santo Brownie. E, durante, o intervalo dos estudantes, a cantora Bhia Tabert anima a programação. Cultura, sabores, aprendizados. A gastronomia te espera na próxima semana!

Confira a programação na íntegra: