Menu

Participar é “uma ótima oportunidade para quem busca ingressar na carreira acadêmica depois da faculdade”. É também “poder estar em contato com grandes mentes que pesquisam e escrevem sobre os assuntos de destaque e de seu interesse”. Some aos benefícios “ter a chance de divulgar o seu trabalho, sempre uma vantagem”. As descrições são de Gustavo do Amaral Loureiro, de 22 anos. O aluno, do 8º período de Relações Internacionais, se junta a outros futuros internacionalistas que puderam, ainda na universidade, estar em um congresso. Se em outubro alunos do curso marcaram presença no 3º Seminário de RI da Associação Brasileira de Relações Internacionais, em Florianópolis, de 16 a 18 de novembro foi a vez do Simpósio de Pós-Graduação em Relações Internacionais, na UERJ. Loureiro, Flávia Barros, Luiz Leomil e Vanessa Mendonça puderam apresentar artigos ao lado de seus professores. 

O evento, com o tema "Continuidades e Crises: Pensar um Internacional em Metamorfose", contou com a presença dos lassalistas na mesa "Refugiados e Imigração", apresentando artigos escritos em conjunto com as professoras Denise Salles e Fernanda Nanci. Os trabalhos são frutos do grupo de pesquisa em Direitos Humanos, uma parceria entre o Unilasalle-RJ e a Cáritas-RJ. No caso de Loureiro o texto apresentado foi feito em coautoria com Fernanda e Flávia Barros, aluna do 4º período.

“Nós optamos em fazer uma abordagem das pesquisas sobre o instituto do refúgio e as migrações diferente do que costumamos ver por aí, usando a obra de autores como Alexander Wendt e Martha Finnemore para analisar o comportamento do Estado brasileiro em relação a essas questões através de uma perspectiva construtivista. A recepção do nosso trabalho foi muito positiva”, descreve Gustavo Loureiro.

O SimpoRI é um evento organizado anualmente, em edições alternadas, pelos estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UERJ e do San Tiago Dantas, o último reunindo UNESP, PUC-SP e UNICAMP. Além do envolvimento na mesa dos graduandos, a professora Fernanda Nanci foi debatedora no dia 18. O tema tratado por ela foi “Política externa: atores e agendas”.  

Entre em Contato