Naquele ano, a Quinta Cruzada rumava para o Egito. São Pedro Nolasco criava uma ordem religiosa na Espanha. No mesmo país, era fundada a Universidade de Salamanca, que recebeu à época a carta real do monarca Afonso IX. Há exatos oito séculos, em 1218, tinha início a história da Universidade de Salamanca, a primeira universidade europeia ibero-americana e a terceira mais antiga do mundo ainda em funcionamento. A partir de agora, essa tradição se soma ao legado de São João Batista De La Salle, com a assinatura de convênio de cooperação acadêmica entre o Unilasalle-RJ e aquela instituição. A parceria é um dos frutos colhidos pelo reitor do centro universitário, Irmão Jardelino Menegat, durante a participação no IV Encontro de Reitores Universia 2018, que reuniu 600 gestores de ensino superior na província espanhola esta semana.

Ao todo, foram estabelecidos, em Salamanca, convênios básicos de colaboração com 16 universidades, vindas de regiões da Espanha, Caribe, México, Bolívia, Chile, Paraguai, Equador, Argentina e Brasil. “A Universidade de Salamanca é inovadora desde o começo, pois foi a primeira universidade pública a ter uma biblioteca aberta, trazia o latim como idioma para facilitar a internacionalização de alunos e professores em seu início, e, na atualidade, segue sendo global, multidisciplinar, de forma que é referência para a sociedade acadêmica”, resumiu Menegat, ao falar ao site do Unilasalle-RJ sobre a relevância da parceria.

O Encontro de Reitores chegou ao fim na tarde da última terça-feira, dia 22, com a publicação da Declaração de Salamanca, destacando três linhas de atenção para as instituições de ensino superior nos próximos anos. Os reitores pontuaram como objetivos potenciar o capital humano das universidades, para garantir maior equidade de acesso, fomentar alianças e o trabalho em rede entre as universidades e com outros agentes, além de contribuir para a transformação digital e a gestão de seu impacto na sociedade.

O Irmão Jardelino Menegat aproveitou a estadia na Espanha para visitar o Centro Universitário La Salle de Madrid, onde fortaleceu os vínculos de Rede. O reitor assinou convênio de cooperação acadêmica, representando tanto o Unilasalle-RJ quanto a Universidade Católica de Brasília, onde também é reitor. O vice-reitor da La Salle de Madrid, Irmão Alfonso Novillo Aranda, foi quem representou a instituição espanhola na ocasião.

Por Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ