“Sabemos tudo o que queremos para esta pós. Mas também sabemos o que não queremos: ouvir que o Brasil e o mundo vão se acabar. Sai dessa ideia de crise, crie, vem para cá. O Unilasalle-RJ sonhou com pós-graduação no meio da crise e abriu três. A ideia de crise está muito atrelada à ideia de oportunidade também. O que a lagarta chama de fim do mundo, a natureza chama de borboleta”. Naquela manhã, André Miranda se dirigia a 32 alunos, na Sala Conexão Makerspace, um dos recentes espaços inaugurados em parceria com o Google for Education. O docente da nova pós em Direito Civil e Processual Civil foi um dos palestrantes na Aula Inaugural das especializações lato sensu, em 18 de agosto. Além do Direito, são agora ofertados pelo Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, o curso de Estratégias Tributárias e o de Gestão em Negócios.

Para o reitor, Irmão Jardelino Menegat, as portas são abertas aos interessados em uma pós-graduação diferente das que já foram aplicadas na instituição. “Nossa proposta é o modo cíclico. Vocês começam, terminam um módulo, outros alunos entram. Assim, a cada semestre são duas turmas. Estamos dando um novo passo, para suporte ao plano do stricto sensu, com cursos de mestrado e doutorado”, conta. As sinergias nacionais e internacionais também estão entre os objetivos. Na Aula Inaugural, Menegat lembrou a presença lassalista em 80 países, assim como a parceria com universidades parceiras, do Brasil e fora dele. Entre os mais recentes convênios, estão os firmados com a Universidade de Salamanca (Espanha), Universidade de Turim (Itália) e Universidade Católica de Petrópolis. No que tange ao exterior, Menegat chegou a fazer uma proposta aos alunos: “Desafio vocês a uma experiência internacional ao final dos cursos. É opcional para agregar valor ao currículo de vocês. Pode ser feito, porque tem um custo, mas como temos convênio com muitas universidades, ele será menor do que se vocês fizessem outra viagem internacional”.

Gabriela Barreto, coordenadora da pós em Estratégias Tributárias, já enxerga possibilidades a partir do diálogo com outras instituições de ensino. “Quando estive na La Salle do México, descobri que há curso semelhante lá. Voltamos ao Brasil com a possibilidade de uma aula para entender como funciona a tributação também naquele país”, antecipa, “Nós criamos expectativa muito positiva. Unindo alunos de Direito com alunos de Contábeis na área tributária vamos sim fazer a diferença”. Marcelo Pereira, coordenador de Direito Civil e Processual Civil, por sua vez, destaca como diferencial do seu curso o fato dele ser integrado com outras etapas da formação acadêmica, como a graduação, unida à pós “a partir do eixo da pesquisa”. “Temos grupos de pesquisa em andamento, com produção de trabalhos, apresentação em eventos da área. Mas, não vamos descuidar das análises que esse segmento do Direito gera no mercado”, explica. Já no caso de Gestão em Negócios, coordenada pelo professor Jorge Bezerra, a prática será palavra de ordem.

Para comandar as três novas oportunidades, o time de docentes conta com o apoio de Aleksandra Sliwowska Bartsch. Coordenadora do setor de Pós-graduação e Extensão, a doutora pela UFRJ foi categórica no primeiro contato com os alunos, ao falar da importância de uma formação continuada. “É um projeto da instituição, mas também é um projeto de vida de vocês e não tem como não estudar hoje em dia. Na faculdade vocês aprenderam onde procurar. Aqui vocês aprenderão a pensar”, concluiu.

Além de conhecerem os professores, os pós-graduandos puderem participar de duas palestras. Enquanto a consultora de marketing Cristiane Pereira abordou o profissional 4.0, André Miranda diferenciou os tipos de pós-graduação, listou motivos para investimento em especialização num cenário de recessão, e ainda apresentou La Salle, preocupado com "o ensino voltado para problemas da vida real", aos novos estudantes.

A aluna Pietra Alves se formou em Direito na véspera da Aula Inaugural. Ela decidiu prosseguir com a pós. Na foto, ela posa ao lado dos palestrantes André Miranda e Cristiane Pereira

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNILASALLE-RJ

Direito Civil e Processual Civil